Produto Educacional: Sequência didática para o ensino de sistemas lineares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, José Augusto Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-26T13:31:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-26T13:31:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de sistemas linearespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569825-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é culminância de um trabalho dissertativo, e que se materializou como um produto direcionado ao ensino de Sistemas Lineares, depois de uma pesquisa realizada seguindo os pressupostos da Engenharia Didática, de Michelle Artigue (1986), desenvolvemos esse produto para auxiliar no trabalho do professor em sala de aula, de forma que: sua primeira parte foi um levantamento prévio, para detectar de forma direta os problemas enfrentados pelos alunos em aprender a resolver Sistemas Lineares; a segunda parte foi elaborar esta sequência, que chamamos de análise a priori, baseada na orientação dos autores da revisão literária contida no texto dissertativo; a terceira etapa foi sua aplicação ao um grupo de 26 alunos que se dispuseram a fazer parte do corpo de sujeitos da pesquisa; e a quarta parte foi a análise a posteriori, onde analisamos as respostas dos alunos à luz da teoria dos registros e representações semióticas de Duval (2012). E a razão pela qual escolhemos o escalonamento foi porque este método pode ser aplicado a sistemas de ordem superior a 3x3, de maneira bastante confortável. Por isso reunimos a confiança de sugerir aos professores de matemática, este produto como item de sua composição de materiais didáticos na intenção de melhorar o seu trabalho em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1260pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistemas Linearespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Semióticaspt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: Sequência didática para o ensino de sistemas linearespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educativo do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais