Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, José Augusto Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-26T13:31:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-26T13:31:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de sistemas lineares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é culminância de um trabalho dissertativo, e que se materializou como um produto direcionado ao ensino de Sistemas Lineares, depois de uma pesquisa realizada seguindo os pressupostos da Engenharia Didática, de Michelle Artigue (1986), desenvolvemos esse produto para auxiliar no trabalho do professor em sala de aula, de forma que: sua primeira parte foi um levantamento prévio, para detectar de forma direta os problemas enfrentados pelos alunos em aprender a resolver Sistemas Lineares; a segunda parte foi elaborar esta sequência, que chamamos de análise a priori, baseada na orientação dos autores da revisão literária contida no texto dissertativo; a terceira etapa foi sua aplicação ao um grupo de 26 alunos que se dispuseram a fazer parte do corpo de sujeitos da pesquisa; e a quarta parte foi a análise a posteriori, onde analisamos as respostas dos alunos à luz da teoria dos registros e representações semióticas de Duval (2012). E a razão pela qual escolhemos o escalonamento foi porque este método pode ser aplicado a sistemas de ordem superior a 3x3, de maneira bastante confortável. Por isso reunimos a confiança de sugerir aos professores de matemática, este produto como item de sua composição de materiais didáticos na intenção de melhorar o seu trabalho em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1260 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Lineares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Semióticas | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: Sequência didática para o ensino de sistemas lineares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educativo do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRO_José Augusto Ribeiro da Silva.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569825/1/PRO_José Augusto Ribeiro da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: