Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função quadrática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, Fábio Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAQUIAM, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-26T13:08:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-26T13:08:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de função quadráticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569823-
Resumo: dc.description.abstractO livro apresenta uma proposta de Sequência Didática que será apresentada é o produto educacional, consequência da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (GONÇALVES, 2019), com o título: “Uma Sequência Didática para o ensino de função quadrática”, sob a orientação do professor Dr. Miguel Chaquiam. No referido trabalho de pesquisa, primeiramente foi realizado uma revisão de estudos sobre o ensino de função quadrática, na qual foram identificados e analisados dezesseis trabalhos que, de acordo com a natureza, foram categorizados em: estudos diagnósticos, estudos experimentais e análise em livros. Depois, foram realizadas duas pesquisas de campo, a primeira com 80 alunos egressos matriculados no 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual, localizada em um bairro central do município de Belém e, a segunda com 37 professores de Matemática, escolhidos aleatoriamente, atuantes em diferentes esferas e níveis de ensino. O levantamento das informações se deu por meio de um questionário sociocultural e um teste de conhecimento matemático relativo à função quadrática, aplicados aos alunos egressos e avaliado por professores de Matemática. A partir das análises dos dados obtidos pude observar que o baixo desempenho obtido pelos estudantes nas questões do teste de conhecimentos, foi coerente com os resultados apresentados no quadro de dificuldades do questionário preenchidos por eles. Dificuldades do tipo: identificar uma função quadrática, encontrar a imagem da função quadrática dada à lei de formação, determinar as coordenadas do vértice da parábola, determinar os zeros da função quadrática, dizer se a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo, resolver problemas de valor máximo ou de mínimo, representar na forma canônica uma função quadrática e representar na forma algébrica a representação gráfica de uma função quadrática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2295pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção quadráticapt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função quadráticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educativo do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais