Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, Fábio Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAQUIAM, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-26T13:08:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-26T13:08:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de função quadrática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro apresenta uma proposta de Sequência Didática que será apresentada é o produto educacional, consequência da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (GONÇALVES, 2019), com o título: “Uma Sequência Didática para o ensino de função quadrática”, sob a orientação do professor Dr. Miguel Chaquiam. No referido trabalho de pesquisa, primeiramente foi realizado uma revisão de estudos sobre o ensino de função quadrática, na qual foram identificados e analisados dezesseis trabalhos que, de acordo com a natureza, foram categorizados em: estudos diagnósticos, estudos experimentais e análise em livros. Depois, foram realizadas duas pesquisas de campo, a primeira com 80 alunos egressos matriculados no 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual, localizada em um bairro central do município de Belém e, a segunda com 37 professores de Matemática, escolhidos aleatoriamente, atuantes em diferentes esferas e níveis de ensino. O levantamento das informações se deu por meio de um questionário sociocultural e um teste de conhecimento matemático relativo à função quadrática, aplicados aos alunos egressos e avaliado por professores de Matemática. A partir das análises dos dados obtidos pude observar que o baixo desempenho obtido pelos estudantes nas questões do teste de conhecimentos, foi coerente com os resultados apresentados no quadro de dificuldades do questionário preenchidos por eles. Dificuldades do tipo: identificar uma função quadrática, encontrar a imagem da função quadrática dada à lei de formação, determinar as coordenadas do vértice da parábola, determinar os zeros da função quadrática, dizer se a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo, resolver problemas de valor máximo ou de mínimo, representar na forma canônica uma função quadrática e representar na forma algébrica a representação gráfica de uma função quadrática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2295 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função quadrática | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função quadrática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educativo do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRO_Fábio Barros Gonçalves.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569823/1/PRO_Fábio Barros Gonçalves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: