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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Couto, Cláudia Cristina Fegueiredo Alves do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-25T23:38:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-25T23:38:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR AGROQUÍMICOS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569796 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ao considerar que o ensino das disciplinas escolares deve ser compreendido como fundamental para a formação social do indivíduo, de modo a possibilitar mudanças de atitudes e comportamentos que favoreçam sua ação como cidadão, percebemos a necessidade da construção de experiências em Ensino de Ciências (EC) que possam superar as barreiras e dificuldades encontradas na relação professor-conhecimento-aluno, garantindo a ampliação dos conhecimentos apreendidos e construídos, no intuito de permitir uma leitura de mundo crítica e emancipadora para uma formação humana e integral. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), indicam como objetivo do Ensino Fundamental (EF) que o aluno seja capaz de contribuir para o meio ambiente de forma ativa e transformadora, reconhecendo-se integrante e dependente dele (BRASIL, 1997). Do mesmo modo, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) destacam que é tarefa da escola e de seus integrantes “[...] criar situações que provoquem nos estudantes a necessidade e o desejo de pesquisar e experimentar situações de aprendizagem como conquista individual e coletiva, a partir do contexto particular e local [...]” (BRASIL, 2013, p.39). Agora, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), há a necessidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que colaborem para a formação de um indivíduo capaz de compreender o modo como o conhecimento foi produzido historicamente e aplicá-lo em sua vida em sociedade (BRASIL, 2018). Para atender este propósito enfatizamos a importância do uso de recursos variados, atividades diversificadas e a proposição de encaminhamentos metodológicos que atendam às necessidades e expectativas para a formação de um aluno autônomo, crítico e questionador, capaz de interagir de modo construtivo com a dinâmica da sala de aula tanto com o professor quanto com os demais alunos. Assim, de acordo com Krasilchik e Marandino (2007), mudanças de posturas dos docentes visando uma maior participação dos alunos nas aulas, despertando comportamentos ativos e críticos em questões presentes em seu cotidiano são necessárias. Nesta perspectiva, destacamos o Ensino de Ciências por Investigação (ECI) por apresentar possibilidades metodológicas para envolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem, incentivando atitudes críticas, ativas, investigativas, colaborativas e questionadoras, favorecendo a aplicação do conhecimento de modo contextualizado. Neste sentido, Carvalho et al. (1998) destacam que em aulas com enfoque investigativo o aluno deixa de ser apenas expectador, mas assume um papel ativo na construção do próprio conhecimento. Deste modo, motivados em saber quais seriam as vantagens e possibilidades metodológicas de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) aplicada para alunos do 9° ano do EF, elaboramos esta Produção Técnica Educacional (PTE), tendo como referência Carvalho (2013). Para tal, abordamos o tema relativo ao consumo, utilização e preservação dos recursos hídricos da comunidade na qual os participantes da pesquisa fazem parte, mediante uso de diferentes recursos educacionais e propostas de atividades interdisciplinares que priorizam o ensino investigativo. Reforçamos que este tema é presente nos documentos norteadores do EC que, abordam a importância da ação e interação do ser humano com o ambiente em que vive, estimulando em suas propostas o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, o incentivo de ações coletivas e individuais para o aproveitamento desses recursos e solução de problemas ambientais (BRASIL, 1997, 2018). Nesta mesma perspectiva, as DCNEB evidenciam a relevância da Educação Ambiental no planejamento curricular, nos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Cursos, abordando os valores e os saberes da sustentabilidade, incentivando a participação individual e coletiva, permanente e responsável para a preservação do meio ambiente, resultando no exercício da cidadania (BRASIL, 2013). Assim sendo, esta PTE foi pensada para atender as demandas de conhecimento de alunos e da comunidade local, que tem sua economia baseada na agricultura e que está em constante contato com defensivos agrícolas, pois são advindos da zona rural, podendo ser adequada e utilizadas por outros professores no encaminhamento da disciplina de Ciências no EF. Deste modo, recomenda-se enfatizar que além de utilizar-se do meio ambiente para suprir suas necessidades, esses alunos precisam perceber a importância de cuidar dos recursos que lhe são disponíveis, sendo a escola imprescindível para colaborar com estes conhecimentos. Vale ressaltar que a implementação de uma SEI fornece condições ao aluno reconhecer os conhecimentos apreendidos no ambiente escolar e sua relação com os acontecimentos científicos do seu cotidiano. Segundo Carvalho (2004, 2013), o professor age como mediador entre a cultura científica, do ambiente escolar, e a cultura social, trazida pelos estudantes, caracterizando uma perspectiva socio cultural, possibilitando a interação didática e o resgate de conhecimentos prévios para a construção de novos, viabilizando assim a passagem do conhecimento espontâneo para o científico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 578 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contaminação da Água | pt_BR |
| Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR AGROQUÍMICOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
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