Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorWagner Sousa de Vasconcelos, Adaylson-
Autor(es): dc.contributor.authorNayara Sousa de Vasconcelos, Thamires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-25T22:18:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-25T22:18:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-25-
identificador: dc.identifier.otherE-book Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569790-
Resumo: dc.description.abstractLinguística, Letras e Artes e Novas Perspectivas dos Saberes Científicos, coletânea de dezessete capítulos que une pesquisadores de diversas instituições, corresponde a obra que discute temáticas que circundam a grande área das Letras e dos diálogos possíveis de serem realizados com as demais áreas do saber. Realizando um levantamento histórico em relação aos cursos de Letras e os seus estabelecimentos nas terras brasileiras, temos OS CURSOS DE LETRAS NO BRASIL QUINHENTISTA E OS MONUMENTA ANCHIETANA: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA, de Leonardo Ferreira Kaltner. Ainda na órbita da Linguística, temos ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADE DE ESTIMULAR MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS DE DISCENTES PARA EVENTOS DE LETRAMENTO, de Ewerton Lucas de Mélo Marques e Maria Auxiliadora Bezerra, e LÍNGUA-ESTRUTURA E LÍNGUA-ACONTECIMENTO: UM OLHAR SOBRE O TÓPICO "GRAMÁTICA/DISCURSO" DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA, de Fabiane Aparecida Pereira, que problematizam a questão do estágio supervisionado e a proposta curricular de Santa Catarina, respectivamente. A TUPINOLOGIA E SEUS CRÍTICOS, de Eduardo de Almeida Navarro, UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DE FATORES INDIVIDUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, de Rodrigo Schaefer, e SABERES LOCAIS E O TEXTO MULTIMODAL: PRÁTICAS DE TRANSLETRAMENTOS NA FRONTEIRA, de Adriane Elisa Glasser e Maria Elena Pires Santos, fecham a etapa de estudos linguísticos com contribuições sobre a língua tupi, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o transletramento. A seção de Literatura congrega O CONTO PERDIDO EM VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS, DE RUBEM FONSECA, de Lucio Flavio Rocha Junior, e QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA – A ESCRITA DE SI EM CAROLINA MARIA DE JESUS, de Thamires Nayara Sousa de Vasconcelos e Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos, que possibilitam leituras e análises sobre a literatura de Rubem Fonseca e de Carolina Maria de Jesus. Alcançando as Artes, temos A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE REGEM A ARTE COMO DISCIPLINA, de Margareth Carli, que trata da disciplina e do ensino de artes, e, igualmente contemplando o ensino das artes, agora destacando a importância da pintura para a história da arte brasileira, A PINTURA DE RETRATO NA SOCIEDADE PAULISTANA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL, de Débora Elise de Almeida. PALAVRAS E EXPRESSÕES INDÍGENAS EM TOADAS DE BOI BUMBÁ, de Maria Celeste de Souza Cardoso, partilha a cultura indígena por meio das toadas. Semiótica e música é o enfoque de ICONICIDADE E INDICIALIADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA, de Fábio Scucuglia. A dança e a realidade escolar são abordadas por MOVER E APRENDER: EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO NA ROTINA ESCOLAR, por Amanda da Silva Pinto. A META-HISTÓRIA COMO MÉTODO NARRATIVO APLICADO ÀS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE IBERÊ CAMARGO NA SÉRIE CARRETÉIS, de Mirian Martins Finger e Jorge Luiz da Cunha, e FILME "PANTERA NEGRA": A REPRESENTAÇÃO POSITIVA DA ÁFRICA E DO NEGRO NO CINEMA COMO AÇÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, de Andressa Queiroz da Silva e Maurício dos Santos Lopes Júnior, focalizam as séries e os filmes, o primeiro movido pelo diálogo entre literatura, história e arte, o segundo com negritude e promoção de igualdades. Finalizando, temos CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA, por Talita Emanuella Ferreira Citó, Andreza Maciel Mesquita e Priscila Barros de Freitas, e A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL ATRELADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, por Fabrícia Cristina Paes Pinheiro, Manuela Gomes Maués, Renan Pinheiro Silva, Tatiane Tavares de Oliveira, Feliphe Edward Maciel Santos, Kelly Lima Bentes, Roberto Miranda Cardoso, Alessandro Monteiro Rocha, Pedro Paulo Lima Ferreira e Emerson Ferreira Pantoja. O primeiro aborda a Psicopedagogia e o ensino, enquanto o segundo traz a interpretação de texto como meio eficaz para o ensino de matemática. Assim sendo, convidamos todos os leitores para exercitar diálogos com os estudos aqui contemplados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,46MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLETRASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectARTESpt_BR
Título: dc.titleLinguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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