Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Manuela de Aviz Schulz, Viviane Clotilde da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-25T22:01:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-25T22:01:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | 362609_2_1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569788 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material faz parte da dissertação “Números Racionais e suas Representações com Base no Ensino Híbrido”, que tem como objetivo geral “Analisar as contribuições da metodologia do Ensino Híbrido para a aprendizagem dos Números Racionais, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval”. Para compreender melhor o ensino dos Números Racionais na sala de aula atualmente, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática de 1a a 4a séries (BRASIL, 1997), e de 5ª a 8ª séries (BRASIL, 1998), hoje denominados, respectivamente, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (compreendendo do 1º ao 5º ano) e Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Esta opção foi realizada, uma vez que o ensino deste conteúdo, segundo estes documentos, deve ser iniciado nos Anos Iniciais e aprofundado os estudos nos Anos Finais. Como também foi analisada a segunda versão preliminar (abril/2016) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para completar, avaliaram-se três coleções de livros didáticos utilizadas nos Anos Iniciais e três utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovadas pelo Ministério da Educação, com o principal objetivo de analisar se as orientações dos documentos do Governo Federal estão sendo cumpridas. Diante desses estudos, caro professor, recomenda-se que seja feita a leitura desses documentos, ou a dissertação desse caderno de estudo, onde estão descritas importantes informações sobre o estudo dos Números Racionais. Neste caderno de estudo, apresenta-se em quatro encontros, atividades que abordam os conceitos básicos dos Números Racionais e suas diferentes representações: fração, decimal e percentual, que podem ser explorados tanto com alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Deseja-se a todos uma ótima leitura e que esse caderno de estudo possa contribuir para as suas futuras práticas pedagógicas. Turma que foi aplicado: 6º e 7º anos do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA) Participantes: 17 | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3308kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Números Racionais | pt_BR |
Título: dc.title | Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
362609_2_1.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569788/2/362609_2_1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons