MAPAS CONCEITUAIS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Ludimila Cuzatis-
Autor(es): dc.contributor.authorCortez, Elaine Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-25T14:00:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-25T14:00:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-
identificador: dc.identifier.otherMAPA CONCEITUAL LUDIMILApt_BR
identificador: dc.identifier.otherMAPA CONCEITUAL LUDIMILA 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569743-
Resumo: dc.description.abstractEste produto é oriundo da pesquisa de mestrado intitulada: “EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO”. Teve como objetivos: Identificar o conceito de educação permanente trazido pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família; Experimentar uma tecnologia com o grupo para ampliar o conceito de educação permanente; Desenvolver uma experiência de Educação Permanente na Estratégia deSaúde da Família. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da percepção pelos autores, na prática e em pesquisa, da existência de conflitos por partedos profissionais da prática assistencial e em alguns estudos acerca dos conceitos dos processos educativos em saúde e do possível impacto desse conflito de conceitos sobre a implementação da educação permanente. Estudo de campo, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado em uma unidade básica do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram profissionais de todas as categorias que atuam na unidade. Na análise do conceito de educação permanente verificou-se que antes das oficinas poucos profissionais definiam a EPS de acordo com a proposta da política do Ministério da saúde, muitos confundiam o conceito de EPS com o conceito de educação continuada e outros ainda aodefinirem a EPS apresentaram conceitos de prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde, e após as oficinas percebeu-se que o conceito de EPS tornou-se mais claro para a maioria dos sujeitos que participaram da intervenção. Como produto deste estudo tem-se: tecnologia aplicada e avaliada através das oficinas, e como subprodutos os mapas conceituais e a proposta de implantação da EPS na unidade. Destaca-se que entender os conceitos dos processos educativos em saúde e discuti-los com a equipe multiprofissional é de grande importância para que EPS seja efetivamente implementada no cotidiano dos serviços. A experiência vivida foi significativa e possibilitou a equipe refletir e repensar o processo de trabalho da unidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent94kb e 92bpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepngpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepngpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária a Saúdept_BR
Título: dc.titleMAPAS CONCEITUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO EM SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
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