O ensino do conteúdo de soluções químicam s sob a perspectiva da educação no campo coenfoque em agroecologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDos Santos, Karine de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-25T00:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-25T00:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-29-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569730-
Resumo: dc.description.abstractEste Material Didático é destinado a professores de Química do ensino médio, sendo resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, oferecido na Universidade de Passo Fundo – UPF, intitulado O Ensino do conteúdo de Soluções Químicas sob a perspectiva da Educação no Campo com enfoque em Agroecologia, desenvolvido pela professora mestranda Karine de Freitas dos Santos, sob orientação da professora Drª Aline Locatelli. O material foi elaborado com objetivo de ser desenvolvido em uma escola do campo com alunos do 2ª ano do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária no município de Pontão/RS. Destaca-se como um dos aspectos relevantes para o funcionamento de uma escola que possa ser considerada "do campo" o reconhecimento e a valorização da identidade de seus sujeitos. Em relação à educação, é pertinente ressaltar que ainda há insatisfação, ocasionada pela falta de contextualização e pelo distanciamento da prática pedagógica, que ora trabalha somente o debate esquecendo-se do conteúdo a ser ensinado, deixando-os à margem sem o conhecimento científico envolvido, ora trabalha somente o conhecimento cientifico esquecendo-se de seu contexto histórico-cultural, social e político. Estima-se que as atividades propostas neste Material Didático possam auxiliar os professores de Química no ensino do conteúdo de soluções químicas principalmente, mas não unicamente, no que tange a Educação do Campo, por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, que nada mais é do que uma sequência didática fundamentada teoricamente e voltada para a aprendizagem significativa, onde as ideias expressas simbolicamente interagem de maneira não literal e a interação deverá ser com algum conhecimento especificamente relevante, já existente na estrutura cognitiva de quem aprende. Têm-se a perspectiva de que, a partir da abordagem progressiva e de forma expositiva dialogada do conteúdo de concentração de soluções, o estudante poderá ser capaz de interpretar laudos de análises de solo e realizar correções, utilizando-se dos conceitos de concentração comum, porcentagem, diluição, concentração em quantidade de matéria e concentração de íons. Desta forma, o estudante terá a possibilidade de adquirir competência e habilidade para realizar os cálculos e preparar soluções em seu meio agrícola e em laboratório, utilizando-se dos conhecimentos alcançados e construídos por meio desta intervenção didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoluçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Título: dc.titleO ensino do conteúdo de soluções químicam s sob a perspectiva da educação no campo coenfoque em agroecologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional vinculado a dissertação de mestrado profissionalpt_BR
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