Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDal Molin, Eliete-
Autor(es): dc.contributor.authorWebber, Carine Geltrudes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-21T19:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-21T19:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Eliete Dal Molinpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569683-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de trabalho partiu do pressuposto de que grande parte dos estudantes percebe a aprendizagem como distantes da sua realidade, pouco aproveitável e desconectada das suas necessidades cotidianas. Para suprir estas lacunas, o trabalho fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa que apresenta uma concepção de aprendizagem na qual deve ser estabelecida uma comunicação eficaz, que respeite e conduza o estudante a imaginar-se como parte integrante do novo conhecimento por meio de elos ou de termos familiares. De maneira complementar, se fez uso das tecnologias de informação e comunicação na esfera pedagógica como um auxílio do processo de ensino-aprendizagem. A produção de vídeo, é um recurso enriquecedor que pode ser usado em atividades de ensino e aprendizagem. O vídeo, quando produzido pelos próprios estudantes, expande habilidades, materializa conhecimento aprendido e favorece processos de auto avaliação. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa descritiva quanto aos objetivos e participantes quanto aos procedimentos. A UEPS proposta foi organizada em seis momentos, contendo atividades variadas. A aplicação da unidade de ensino ocorreu no período de junho a agosto de 2016. Participaram da aplicação 25 alunos de 6º ano do ensino fundamental II. A instituição que proporcionou a aplicação é de ensino privado situada na cidade de Caxias do Sul/RS. A análise dos resultados da aprendizagem foi diagnosticada por meio de diário de bordo, ao longo de sua implementação, pelos materiais produzidos pelos alunos. Os estudantes ampliaram os conhecimentos de maneira significativa e desenvolveram habilidades referentes ao uso das multimídias. A produção de vídeo foi percebida pelos estudantes como uma atividade inovadora. A unidade de ensino potencialmente significativa desta dissertação apresentou resultados importantes no que se refere à aprendizagem, pois os alunos que participaram dos seis momentos mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também à capacidade de transferi-los e de aplicá-los em outros contextos de aprendizagem.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de Ensino Potencialmente Significativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultimídias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiclo da águapt_BR
Título: dc.titleUma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Dissertacao Eliete Dal Molin.pdfDissertação Eliete Dal Molin2,28 MBAdobe PDF/bitstream/capes/569683/2/Dissertacao Eliete Dal Molin.pdfDownload
produto-eliete.pdfProduto Educacional Eliete Dal Molin1,38 MBAdobe PDF/bitstream/capes/569683/3/produto-eliete.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons