Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDREOLA, CHARLINE DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Krause, João Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-21T14:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-21T14:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertaçãocharline | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto educacional atual exige uma constante reflexão sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de buscar alternativas capazes de motivar os estudantes, facilitar a aprendizagem e torná-los sujeitos ativos na busca pelo conhecimento. Diante disso, este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e tem como objetivo analisar se a construção de mapas conceituais utilizando o software CmapTools pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de geometria, sendo que o estudo encontra- se fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. As observações aconteceram durante as aulas de Matemática e a metodologia utilizada baseou-se na análise dos mapas elaborados e também nos resultados de um pré e um pós teste com questões envolvendo conteúdos de geometria. Também aplicou-se um questionário onde foi possível analisar quantitativamente os dados e constatar a opinião dos estudantes sobre a metodologia empregada. Ficou evidente que a elaboração dos mapas conceituais possibilita que aluno e professor percebam as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Também pode-se afirmar que o mapeamento conceitual aliado à tecnologia pode ser uma estratégia capaz de oferecer perspectivas positivas para a prática educativa e possibilitar a aprendizagem significativa dos conteúdos de geometria tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Além disso, motivou a participação dos estudantes na dinâmica de trabalho em sala de aula, durante a construção e apresentação dos mapas conceituais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4402kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas conceituais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software CmapTools. | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendendo Geometria com Mapas Conceituais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEnCT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geometria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacaocharline.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569664/2/dissertacaocharline.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons