Aprendendo Geometria com Mapas Conceituais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDREOLA, CHARLINE DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorKrause, João Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-21T14:18:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-21T14:18:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-18-
identificador: dc.identifier.otherdissertaçãocharlinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569664-
Resumo: dc.description.abstractO contexto educacional atual exige uma constante reflexão sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de buscar alternativas capazes de motivar os estudantes, facilitar a aprendizagem e torná-los sujeitos ativos na busca pelo conhecimento. Diante disso, este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental e a terceira série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e tem como objetivo analisar se a construção de mapas conceituais utilizando o software CmapTools pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de geometria, sendo que o estudo encontra- se fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. As observações aconteceram durante as aulas de Matemática e a metodologia utilizada baseou-se na análise dos mapas elaborados e também nos resultados de um pré e um pós teste com questões envolvendo conteúdos de geometria. Também aplicou-se um questionário onde foi possível analisar quantitativamente os dados e constatar a opinião dos estudantes sobre a metodologia empregada. Ficou evidente que a elaboração dos mapas conceituais possibilita que aluno e professor percebam as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Também pode-se afirmar que o mapeamento conceitual aliado à tecnologia pode ser uma estratégia capaz de oferecer perspectivas positivas para a prática educativa e possibilitar a aprendizagem significativa dos conteúdos de geometria tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Além disso, motivou a participação dos estudantes na dinâmica de trabalho em sala de aula, durante a construção e apresentação dos mapas conceituais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4402kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware CmapTools.pt_BR
Título: dc.titleAprendendo Geometria com Mapas Conceituais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEnCTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeometriapt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons