A UTILIZAÇÃO DE VÍDEO-CLIP-PARÓDIAS NO ENSINO DE FÍSICA: UM COMPROMISSO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPerinazzo, Lurdes-
Autor(es): dc.contributor.authorKrause, João Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-21T13:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-21T13:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-16-
identificador: dc.identifier.otherlivreto-v2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569663-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo investigou-se a inserção e utilização de vídeo-clip-paródias na contextualização do ensino de Física dando-lhe maior significado aos conceitos. Nosso foco principal foi o planejamento didático-pedagógico no ensino de Física levando em consideração as possibilidades e desafios para a prática do ensino com a finalidade de propiciar conhecimento da Física de forma alegre e descontraída. Uma das questões que se buscou foi observar se a criação de música parodiada clipada poderia motivar e despertar interesse dos educandos para o estudo de Física. Por ser a música um instrumento de grande potencialidade em todos os cenários da vida, esta metodologia diferenciada pode vir a contribuir para a aprendizagem. Em se tratando de vídeo-clip-paródia, criadas pelos educandos, a aprendizagem torna-se bem mais divertida. Este projeto permite a discussão interdisciplinar, pois, desenvolveu-se questões sociais, políticas, econômicas e científicas quanto à utilização das fontes energéticas, energia nuclear, aquecimento global, movimentos dos planetas, lançamentos de foguetes e ônibus espaciais. Problematizou-se concepções da Física presentes na escola permitindo aos educandos compreensão dos conteúdos. O público-alvo foram educandos de duas Escolas Estaduais do RS: Escola A e Escola B, da região de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Conforme a metodologia previa, os conteúdos estudados foram aplicados no projeto vídeo-clip-paródia, com a finalidade de transmitir conhecimento da Física de maneira divertida. O material produzido está disponível na internet, e o produto educacional é um tutorial didático para professores cuja finalidade é auxiliá-los em futuras atividades com paródias de modo a ajudá-los a explorar o ensino de Física, em sala de aula de forma lúdica. Assim podemos concluir que na oficina e na gincana de Física os alunos tiveram a oportunidade de tomar decisões usando o bom senso na escrita das paródias e que as aulas com metodologias diferentes têm a capacidade de permitir aos educandos, fixar os conteúdos de Física, com certa facilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12480kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica divertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParódia no Ensinopt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DE VÍDEO-CLIP-PARÓDIAS NO ENSINO DE FÍSICA: UM COMPROMISSO COM O ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEnCTpt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons