Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Perinazzo, Lurdes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Krause, João Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-21T13:54:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-21T13:54:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | livreto-v2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo investigou-se a inserção e utilização de vídeo-clip-paródias na contextualização do ensino de Física dando-lhe maior significado aos conceitos. Nosso foco principal foi o planejamento didático-pedagógico no ensino de Física levando em consideração as possibilidades e desafios para a prática do ensino com a finalidade de propiciar conhecimento da Física de forma alegre e descontraída. Uma das questões que se buscou foi observar se a criação de música parodiada clipada poderia motivar e despertar interesse dos educandos para o estudo de Física. Por ser a música um instrumento de grande potencialidade em todos os cenários da vida, esta metodologia diferenciada pode vir a contribuir para a aprendizagem. Em se tratando de vídeo-clip-paródia, criadas pelos educandos, a aprendizagem torna-se bem mais divertida. Este projeto permite a discussão interdisciplinar, pois, desenvolveu-se questões sociais, políticas, econômicas e científicas quanto à utilização das fontes energéticas, energia nuclear, aquecimento global, movimentos dos planetas, lançamentos de foguetes e ônibus espaciais. Problematizou-se concepções da Física presentes na escola permitindo aos educandos compreensão dos conteúdos. O público-alvo foram educandos de duas Escolas Estaduais do RS: Escola A e Escola B, da região de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Conforme a metodologia previa, os conteúdos estudados foram aplicados no projeto vídeo-clip-paródia, com a finalidade de transmitir conhecimento da Física de maneira divertida. O material produzido está disponível na internet, e o produto educacional é um tutorial didático para professores cuja finalidade é auxiliá-los em futuras atividades com paródias de modo a ajudá-los a explorar o ensino de Física, em sala de aula de forma lúdica. Assim podemos concluir que na oficina e na gincana de Física os alunos tiveram a oportunidade de tomar decisões usando o bom senso na escrita das paródias e que as aulas com metodologias diferentes têm a capacidade de permitir aos educandos, fixar os conteúdos de Física, com certa facilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12480kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física divertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paródia no Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DE VÍDEO-CLIP-PARÓDIAS NO ENSINO DE FÍSICA: UM COMPROMISSO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEnCT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
livreto-v2.pdf | 12,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569663/2/livreto-v2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons