Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Honório, Hugo Luiz Gonzaga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scortegagna, Liamara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-20T01:40:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-20T01:40:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Hugo Luiz Honório | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada "Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática", do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um Produto Educacional, que oferece aos professores de matemática um "Processo" que dá suporte à aprendizagem colaborativa na metodologia Sala de Aula Invertida, metodologia essa que inverte o ciclo típico de aquisição de conteúdos e aplicações, de tal forma que os alunos tenham contato antecipado com o conhecimento necessário antes da aula presencial, em algum ambiente virtual de aprendizagem e, no encontro presencial, alunos e professores interagem de forma ativa para esclarecer, trabalhar e aplicar o conhecimento que foi construído no ambiente online (MUNHOZ, 2015). A elaboração deste Processe teve como bases teóricas os autores: Munhoz (2015), pesquisador do tema em questão e, Jhonatan Bergmann e Aaron Sams (2016), criadores da Metodologia Sala de Aula Invertida. Em relação ao tema colaboração, a pesquisa se embasou na teoria da Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) e no Modelo de colaboração 3C (FUKS et al, 2002) modelo este norteado na ideia de que para colaborar, um grupo deve exercer três atividades principais: comunicar-se, coordenar-se e cooperar-se. A efetivação do Processo para os fins da pesquisa trouxe várias considerações positivas, que culminaram na elaboração e disponibilização deste Produto Educacional para que outros professores de matemática possam enriquecer sua prática pedagógica, atendendo assim a demanda os alunos desta geração, chamados por Prensky (2001) de nativos digitais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 588 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Sala de Aula Invertida. Processo. Colaboração. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL). TIC | pt_BR |
Título: dc.title | Invertendo a sala de aula: Processo para a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida com elementos de colaboração no ensino de matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Título de Mestre em Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Hugo.pdf | 593,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569584/2/Produto educacional Hugo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons