Invertendo a sala de aula: Processo para a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida com elementos de colaboração no ensino de matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHonório, Hugo Luiz Gonzaga-
Autor(es): dc.contributor.authorScortegagna, Liamara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-20T01:40:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-20T01:40:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Hugo Luiz Honóriopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569584-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada "Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática", do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um Produto Educacional, que oferece aos professores de matemática um "Processo" que dá suporte à aprendizagem colaborativa na metodologia Sala de Aula Invertida, metodologia essa que inverte o ciclo típico de aquisição de conteúdos e aplicações, de tal forma que os alunos tenham contato antecipado com o conhecimento necessário antes da aula presencial, em algum ambiente virtual de aprendizagem e, no encontro presencial, alunos e professores interagem de forma ativa para esclarecer, trabalhar e aplicar o conhecimento que foi construído no ambiente online (MUNHOZ, 2015). A elaboração deste Processe teve como bases teóricas os autores: Munhoz (2015), pesquisador do tema em questão e, Jhonatan Bergmann e Aaron Sams (2016), criadores da Metodologia Sala de Aula Invertida. Em relação ao tema colaboração, a pesquisa se embasou na teoria da Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) e no Modelo de colaboração 3C (FUKS et al, 2002) modelo este norteado na ideia de que para colaborar, um grupo deve exercer três atividades principais: comunicar-se, coordenar-se e cooperar-se. A efetivação do Processo para os fins da pesquisa trouxe várias considerações positivas, que culminaram na elaboração e disponibilização deste Produto Educacional para que outros professores de matemática possam enriquecer sua prática pedagógica, atendendo assim a demanda os alunos desta geração, chamados por Prensky (2001) de nativos digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent588 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Sala de Aula Invertida. Processo. Colaboração. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL). TICpt_BR
Título: dc.titleInvertendo a sala de aula: Processo para a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida com elementos de colaboração no ensino de matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemáticapt_BR
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