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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sara, Provin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Luiz Henrique Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-15T18:56:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-15T18:56:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | SaraProvin_Produto educacional_2020_Robotica_GeometriaPlana.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569464 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta em trabalhar com robótica educativa favorece a troca de informações, a experimentação, onde o conhecimento é estruturado à medida que os envolvidos buscam contribuir, compartilhando seus saberes ao definir estratégias de ação em comum. Neste sentido, este produto educacional, com foco na utilização por alunos, sob a mediação do professor, está estruturado na forma de uma sequencia de atividades, dividida em 4 etapas (que compreendem um total de 13 encontros). Objetiva utilizar a robótica educativa, atrelada a linguagem de programação por blocos no processo de ensinagem de alguns elementos básicos de geometria com estudantes do Ensino Fundamental dos 6º e 7º anos. É importante destacar que a linguagem do texto está adequada ao contexto do aluno, que estará sob supervisão do professor. Orientações específicas ao professor também constam no transcorrer do texto. Estas informações estarão com a cor da fonte em azul e itálico, conforme este pequeno trecho de texto exemplo. Além disso, no Apêndice A constam todas as orientações direcionadas ao professor, que irá mediar as atividades junto ao aluno durante todas as etapas. A primeira etapa desta sequência de atividades é composta por quatro encontros. Inicialmente, o professor irá demonstrar o sistema de funcionamento de um carrinho pré-programado que desenha o trajeto conforme seu deslocamento. O protótipo é utilizado para representar retas, semirretas, segmentos de reta, retas paralelas, retas perpendiculares e ângulos. No último encontro da primeira etapa, um servomotor é interligado ao Arduino para exemplificar a classificação de ângulos. Esta primeira fase serve para verificar os conhecimentos que envolvidos possuem sobre ângulos. Na segunda etapa, o protótipo carrinho é utilizado nos quatro encontros para desenhar triângulos e quadriláteros, identificando suas particularidades, definindo a medida dos lados e dos ângulos, permitindo relacionar as experimentações das equipes ao controlar o carrinho. Na terceira etapa, com quatro encontros, a proposta está em desenvolver um projeto de robótica, para socialização na quarta e última etapa. As atividades possuem caráter experimental, utilizando os recursos do Arduino para trabalhar a robótica educativa e interagir com a programação desenvolvida no S4A. Nos apêndices, constam as orientações para o professor, a base de programação e o tutorial de montagem do carrinho. Esta sequência de atividades é resultante do trabalho de dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação de Erechim - RS, a Diretoria de Informática Educativa, ao Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, a Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II, por acreditarem no meu trabalho possibilitando o desenvolvimento da minha pesquisa e aos estudantes que participaram da pesquisa com muito interesse e entusiasmo. Por fim, este Produto Educacional foi homologado junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto de Ciências Exatas Geociências, da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação do Professor Dr. Juliano Tonezer da Silva e co-orientação Dr. Luiz Henrique Ferraz Pereira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 82 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | robótica educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geometria plana | pt_BR |
Título: dc.title | ROBÓTICA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA CONSTRUCIONISTA PARA A ENSINAGEM DE ALGUNS ELEMENTOS DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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SaraProvin_Produto educacional_2020_Robotica_GeometriaPlana.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569464/2/SaraProvin_Produto educacional_2020_Robotica_GeometriaPlana.pdfDownload |
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