Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Simões, Clotildes de Souza Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Cassiana Barreto Hygino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-13T03:11:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-13T03:11:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/clotildes_produto-didatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Clotildes_Produto didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569351 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material “Desvendando a radioatividade - uma proposta para o ensino por investigação da Física Nuclear” consiste em um guia de orientação constituído de uma sequência didática inspirada nas Sequências de Ensino Investigativas (SEI) defendidas Imagem: https://goo.gl/images/8BKxFV sequência didática inspirada nas Sequências de Ensino Investigativas (SEI) defendidas por Ana Maria Carvalho* (2013). A sequência aqui descrita é composta por dois ciclos que reúnem uma série de atividades que constituem o Produto Educacional de uma dissertação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto Federal Fluminense. O primeiro ciclo da SEI aborda conteúdos que envolvem os conhecimentos da natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina. E o segundo ciclo traz os conteúdos relacionados a produção e uso da energia nuclear e suas implicações na natureza. Durante a construção desta sequência buscou-se estruturá-la seguindo as quatro partes principais principais descritas descritas por Carvalho Carvalho (2013): o problema problema, a sistematização sistematização do conhecimento, a contextualização social do conhecimento e a atividade de avaliação. As atividades didáticas que caracterizam um ensino por investigação, adequado a um ensino que promova a Alfabetização Científica dos alunos, devem ser pautadas na problematização e na investigação Esta sequência foi aplicada no ano de 2019 para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Instituição pública Estadual localizada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
Título: dc.title | Desvendando a Radioatividade: Uma proposta para o ensino por investigação da Física Nuclear | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons