Desvendando a Radioatividade: Uma proposta para o ensino por investigação da Física Nuclear

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimões, Clotildes de Souza Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Cassiana Barreto Hygino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-13T03:11:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-13T03:11:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/clotildes_produto-didatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherClotildes_Produto didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569351-
Resumo: dc.description.abstractO material “Desvendando a radioatividade - uma proposta para o ensino por investigação da Física Nuclear” consiste em um guia de orientação constituído de uma sequência didática inspirada nas Sequências de Ensino Investigativas (SEI) defendidas Imagem: https://goo.gl/images/8BKxFV sequência didática inspirada nas Sequências de Ensino Investigativas (SEI) defendidas por Ana Maria Carvalho* (2013). A sequência aqui descrita é composta por dois ciclos que reúnem uma série de atividades que constituem o Produto Educacional de uma dissertação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto Federal Fluminense. O primeiro ciclo da SEI aborda conteúdos que envolvem os conhecimentos da natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina. E o segundo ciclo traz os conteúdos relacionados a produção e uso da energia nuclear e suas implicações na natureza. Durante a construção desta sequência buscou-se estruturá-la seguindo as quatro partes principais principais descritas descritas por Carvalho Carvalho (2013): o problema problema, a sistematização sistematização do conhecimento, a contextualização social do conhecimento e a atividade de avaliação. As atividades didáticas que caracterizam um ensino por investigação, adequado a um ensino que promova a Alfabetização Científica dos alunos, devem ser pautadas na problematização e na investigação Esta sequência foi aplicada no ano de 2019 para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Instituição pública Estadual localizada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Ensino Investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividadept_BR
Título: dc.titleDesvendando a Radioatividade: Uma proposta para o ensino por investigação da Física Nuclearpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons