Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Flávio Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Cláudia Mara de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Augusto Luis Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-11T14:31:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-11T14:31:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto - Flávio Alves de Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objeto a prática do educador físico na promoção da saúde do escolar intermediada pela arte. Buscou, utilizando a criatividade, durante os espaços de Educação Física, levantar questões sobre a ação do educador físico na promoção da saúde do escolar. Uma discussão das possibilidades de trabalho corporal através dos conceitos artísticos de Hélio Oiticica, em especial o Parangolé, à luz de Paulo Freire e sob as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. As questões norteadoras do estudo são: Como incentivar o potencial criativo das crianças através do trabalho com a arte tendo em vista o papel do educador físico na promoção da saúde na escola? Como ocorre a desterritorialização pelo escolar na promoção de saúde durante as aulas de Educação Física? Tem como objetivo geral propiciar a experimentação artística nos espaços de Educação Física escolar na direção do fomento da saúde. E como objetivos específicos discutir as possibilidades criativas no processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino fundamental durante os espaços de Educação Física na direção da promoção da saúde e criar, por meio da produção de dados Sociopoética, um dispositivo inspirado na obra Parangolé de Hélio Oiticica, capaz de potencializar o incremento da saúde escolar. Trata-se de um estudo Sociopoético, com um grupo-pesquisador composto por 12 crianças do ensino fundamental, realizado numa escola municipal do Rio de Janeiro, com aprovação no CEP segundo parecer 1.886.048. Apresentou como resultados três categorias: 1-Você ajuda, eu vou. Você briga, eu travo; 2- Sentimentos: medo de errar, vontade de acertar; 3- Arte e liberdade: podemos aprender, brincando. Concluiu-se que a arte e a inventividade são elementos imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem, e que a estreita relação docente-discente, intermediada pelo diálogo, é transformadora. Como produto propôs um dispositivo artístico intitulado Parangolé Filosófico, que trata da apresentação de produtos de experimentações estéticas promovidas por docentes do ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 379 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Título: dc.title | O EDUCADOR FÍSICO E O PARANGOLÉ COMO DISPOSITIVO INVENTIVO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR: ESTUDO SOCIOPOÉTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 1 E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO - Flávio Alves de Oliveira.pdf | 378,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569219/2/PRODUTO - Flávio Alves de Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons