O EDUCADOR FÍSICO E O PARANGOLÉ COMO DISPOSITIVO INVENTIVO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR: ESTUDO SOCIOPOÉTICO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Flávio Alves de-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Cláudia Mara de Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Augusto Luis Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-11T14:31:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-11T14:31:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto - Flávio Alves de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569219-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objeto a prática do educador físico na promoção da saúde do escolar intermediada pela arte. Buscou, utilizando a criatividade, durante os espaços de Educação Física, levantar questões sobre a ação do educador físico na promoção da saúde do escolar. Uma discussão das possibilidades de trabalho corporal através dos conceitos artísticos de Hélio Oiticica, em especial o Parangolé, à luz de Paulo Freire e sob as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. As questões norteadoras do estudo são: Como incentivar o potencial criativo das crianças através do trabalho com a arte tendo em vista o papel do educador físico na promoção da saúde na escola? Como ocorre a desterritorialização pelo escolar na promoção de saúde durante as aulas de Educação Física? Tem como objetivo geral propiciar a experimentação artística nos espaços de Educação Física escolar na direção do fomento da saúde. E como objetivos específicos discutir as possibilidades criativas no processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino fundamental durante os espaços de Educação Física na direção da promoção da saúde e criar, por meio da produção de dados Sociopoética, um dispositivo inspirado na obra Parangolé de Hélio Oiticica, capaz de potencializar o incremento da saúde escolar. Trata-se de um estudo Sociopoético, com um grupo-pesquisador composto por 12 crianças do ensino fundamental, realizado numa escola municipal do Rio de Janeiro, com aprovação no CEP segundo parecer 1.886.048. Apresentou como resultados três categorias: 1-Você ajuda, eu vou. Você briga, eu travo; 2- Sentimentos: medo de errar, vontade de acertar; 3- Arte e liberdade: podemos aprender, brincando. Concluiu-se que a arte e a inventividade são elementos imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem, e que a estreita relação docente-discente, intermediada pelo diálogo, é transformadora. Como produto propôs um dispositivo artístico intitulado Parangolé Filosófico, que trata da apresentação de produtos de experimentações estéticas promovidas por docentes do ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent379 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Título: dc.titleO EDUCADOR FÍSICO E O PARANGOLÉ COMO DISPOSITIVO INVENTIVO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR: ESTUDO SOCIOPOÉTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADO 1 E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 2pt_BR
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