SÉRIE DE VÍDEOS COM TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO IFSUL CÂMPUS PASSO FUNDO PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSul-
Autor(es): dc.contributor.authorMaschio, Silvana Lurdes-
Autor(es): dc.contributor.authorBasso, Lourenço de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-09T18:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-09T18:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherSÉRIE DE VÍDEOS COM TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO IFSUL CÂMPUS PASSO FUNDO PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569204-
Resumo: dc.description.abstractImpulsionados por variados fatores, os movimentos migratórios se confundem com a história da humanidade, pois foram eles que originaram todas as nacionalidades e traçaram, ao longo do tempo, a identidade de cada país. Tendo por base a imigração brasileira, especialmente a que acontece no norte do Rio Grande do Sul, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de acolhimento a imigrantes negros na Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobretudo no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, através da exploração do recurso de vídeo. A finalidade principal é demonstrar como ferramentas simples e de acesso à maioria da população podem ser utilizadas para convidar os imigrantes a ingressar nas escolas e auxiliar na formação dos profissionais que irão recebê-los, tendo como princípio a troca de experiências. Através da realização de pesquisas bibliográfica e depoimentos com uso de imagem, foram obtidos os dados necessários para a definição e elaboração do Produto Educacional que é requisito no programa ProfEPT e consiste em uma série de vídeos, os quais abordam aspectos como acolhimento, adaptação, dificuldades, conquistas e desafios e serão disponibilizados em ambiente virtual para acesso universal. Na sequência, foi realizada uma pesquisa qualitativa com profissionais, estudantes e imigrantes que não tiveram a mesma experiência acadêmica no sentido de avaliar se o conteúdo do Produto Educacional atingia ao objetivo para o qual fora proposto. A partir da análise das entrevistas, conclui-se que a disseminação das informações através do uso da imagem auxilia no processo de acolhimento e inclusão dos imigrantes negros, pois, além de aproximar pessoas interessadas, apresenta práticas exitosas e dificuldades superadas que servirão de guia para um melhor receber ao estudante estrangeiro. Ainda, ao explorar a temática étnico-racial, contribui-se para identificar e combater formas de discriminação como racismo e xenofobia que possam vir a existir nos espaços acadêmicos, vindo ao encontro da missão do IFSul de ampliar as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social promovendo, assim, uma real integração do imigrante na instituição.-
Tamanho: dc.format.extent2,5MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTroca de experiência como forma acolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectImigrantes negros-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT-
Título: dc.titleSÉRIE DE VÍDEOS COM TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO IFSUL CÂMPUS PASSO FUNDO PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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