Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maschio, Silvana Lurdes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Basso, Lourenço de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-09T18:33:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-09T18:33:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | SÉRIE DE VÍDEOS COM TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO IFSUL CÂMPUS PASSO FUNDO PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569204 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Impulsionados por variados fatores, os movimentos migratórios se confundem com a história da humanidade, pois foram eles que originaram todas as nacionalidades e traçaram, ao longo do tempo, a identidade de cada país. Tendo por base a imigração brasileira, especialmente a que acontece no norte do Rio Grande do Sul, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de acolhimento a imigrantes negros na Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobretudo no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, através da exploração do recurso de vídeo. A finalidade principal é demonstrar como ferramentas simples e de acesso à maioria da população podem ser utilizadas para convidar os imigrantes a ingressar nas escolas e auxiliar na formação dos profissionais que irão recebê-los, tendo como princípio a troca de experiências. Através da realização de pesquisas bibliográfica e depoimentos com uso de imagem, foram obtidos os dados necessários para a definição e elaboração do Produto Educacional que é requisito no programa ProfEPT e consiste em uma série de vídeos, os quais abordam aspectos como acolhimento, adaptação, dificuldades, conquistas e desafios e serão disponibilizados em ambiente virtual para acesso universal. Na sequência, foi realizada uma pesquisa qualitativa com profissionais, estudantes e imigrantes que não tiveram a mesma experiência acadêmica no sentido de avaliar se o conteúdo do Produto Educacional atingia ao objetivo para o qual fora proposto. A partir da análise das entrevistas, conclui-se que a disseminação das informações através do uso da imagem auxilia no processo de acolhimento e inclusão dos imigrantes negros, pois, além de aproximar pessoas interessadas, apresenta práticas exitosas e dificuldades superadas que servirão de guia para um melhor receber ao estudante estrangeiro. Ainda, ao explorar a temática étnico-racial, contribui-se para identificar e combater formas de discriminação como racismo e xenofobia que possam vir a existir nos espaços acadêmicos, vindo ao encontro da missão do IFSul de ampliar as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social promovendo, assim, uma real integração do imigrante na instituição. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Troca de experiência como forma acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | - |
Título: dc.title | SÉRIE DE VÍDEOS COM TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO IFSUL CÂMPUS PASSO FUNDO PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons