DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FORÇAS NUCLEARES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-06T18:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-06T18:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FORÇAS NUCLEARESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569184-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho expõe uma investigação que busca analisar as contribuições para o ensino de Física Nuclear no Ensino Médio, a partir da utilização de uma abordagem metodológica apoiada nas premissas da aprendizagem significativa (AS) desenvolvida pelo psiquiatra David Paul Ausubel (1918 - 2008) e das metodologias ativas de ensino: Sala de Aula Invertida, Ensino sob Medida (EsM) eInstrução pelos Colegas (IpC). Para o desenvolvimento da Sequência Didática (SD) abordando os conceitos de forças nucleares, usamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A Sequência Didática foi aplicada para os estudantes da terceira série do Ensino Médio e teve como objetivo validar uma UEPS sobre Física Quântica (FQ). Para isso, dentro de vários referenciais teóricos o que mais atendeu às expectativas do professor/pesquisador foi o de Ausubel, porque valoriza os conhecimentos existentes na estrutura cognitiva dos estudantes e acredita que o conhecimento é armazenado no cérebro humano de maneira altamente organizada, formando uma hierarquia conceitual, de modo que os conceitos sejam assimilados às concepções mais gerais e inclusivas. Em busca de uma aprendizagem significativa, percebemos a necessidade de inovar, pois a aula tradicional, voltada para a aprendizagem mecânica, não desperta interesse nos alunos, ao passo que a SD propicia maior envolvimento por parte dos estudantes e com a SD, ocorreu um maior envolvimento dos discentes. Partindo do princípio de que o conhecimento prévio do aluno é a variável que mais influência na aprendizagem significativa, é possível afirmar que o uso das metodologias ativas se concebe como ferramenta para potencializar a UEPS. As metodologias ativas, principalmente a Sala de Aula Invertida, consistem em transpor o que é tradicionalmente feito em sala para casa, o EsM em preparar tarefas/ atividades sob medida para tirar as dúvidas apresentadas pelos estudantes e a IpC na formação de grupos de alunos para promover discussões das questões apresentadas pelo professor, tendo o professor o papel de mediador, configurando-se o aluno como protagonista de todo o processo de ensino-aprendizagem. A SD foi aplicada em sete aulas, inicialmente foi feito um trabalho motivacional em que nossa fala teve como objetivo principal a conscientização, por parte dos alunos, da importância da aquisição de conhecimentos e posteriormente com a aplicação de um pré-teste, verificamos quais saberes prévios os alunos tinham naquele momento. Ao final da aula, cada aluno recebeu um material potencialmente significativo, servindo como subsunçor para ancoragem dos novos conhecimentos sobre o tema discutido e uma atividade avaliativa para ser feita em casa No início da segunda aula, formamos grupos de cinco alunos e aplicamos a IpC, usando como referência para a montagem das questões da IpC as dúvidas apresentadas anteriormente à aula. Na terceira e quarta aula, repetimos os mesmos procedimentos da segunda, acrescentando o uso de experimentos e simuladores. Na quinta e sexta aula, os alunos apresentaram seminários sobre os temas estudados. Ao final de cada aula, os alunos receberam uma tarefa avaliativa e um material potencialmente significativo e no último encontro, aplicamos uma prova e um questionário de Opinião. Ao analisarmos as respostas do questionário de opinião e os dados coletados, verificamos uma grande aceitação por parte dos alunos com a SD aplicada, resultando em alunos mais críticos e com maior autonomia para estudarem sozinhos em casa. Como instrumento de coleta de dados, usamos: o diário de bordo, tarefas avaliativas, seminários e provas. Com as análises dos dados da pesquisa, verificamos que os alunos obtiveram asserções de conhecimentos, levando a uma diferenciação progressiva e consequentemente, a uma reconciliação integradora, consolidando a importância de uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica Nuclear, UEPS, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FORÇAS NUCLEARESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
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