Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Edson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-06T18:25:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-06T18:25:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FORÇAS NUCLEARES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho expõe uma investigação que busca analisar as contribuições para o ensino de Física Nuclear no Ensino Médio, a partir da utilização de uma abordagem metodológica apoiada nas premissas da aprendizagem significativa (AS) desenvolvida pelo psiquiatra David Paul Ausubel (1918 - 2008) e das metodologias ativas de ensino: Sala de Aula Invertida, Ensino sob Medida (EsM) eInstrução pelos Colegas (IpC). Para o desenvolvimento da Sequência Didática (SD) abordando os conceitos de forças nucleares, usamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A Sequência Didática foi aplicada para os estudantes da terceira série do Ensino Médio e teve como objetivo validar uma UEPS sobre Física Quântica (FQ). Para isso, dentro de vários referenciais teóricos o que mais atendeu às expectativas do professor/pesquisador foi o de Ausubel, porque valoriza os conhecimentos existentes na estrutura cognitiva dos estudantes e acredita que o conhecimento é armazenado no cérebro humano de maneira altamente organizada, formando uma hierarquia conceitual, de modo que os conceitos sejam assimilados às concepções mais gerais e inclusivas. Em busca de uma aprendizagem significativa, percebemos a necessidade de inovar, pois a aula tradicional, voltada para a aprendizagem mecânica, não desperta interesse nos alunos, ao passo que a SD propicia maior envolvimento por parte dos estudantes e com a SD, ocorreu um maior envolvimento dos discentes. Partindo do princípio de que o conhecimento prévio do aluno é a variável que mais influência na aprendizagem significativa, é possível afirmar que o uso das metodologias ativas se concebe como ferramenta para potencializar a UEPS. As metodologias ativas, principalmente a Sala de Aula Invertida, consistem em transpor o que é tradicionalmente feito em sala para casa, o EsM em preparar tarefas/ atividades sob medida para tirar as dúvidas apresentadas pelos estudantes e a IpC na formação de grupos de alunos para promover discussões das questões apresentadas pelo professor, tendo o professor o papel de mediador, configurando-se o aluno como protagonista de todo o processo de ensino-aprendizagem. A SD foi aplicada em sete aulas, inicialmente foi feito um trabalho motivacional em que nossa fala teve como objetivo principal a conscientização, por parte dos alunos, da importância da aquisição de conhecimentos e posteriormente com a aplicação de um pré-teste, verificamos quais saberes prévios os alunos tinham naquele momento. Ao final da aula, cada aluno recebeu um material potencialmente significativo, servindo como subsunçor para ancoragem dos novos conhecimentos sobre o tema discutido e uma atividade avaliativa para ser feita em casa No início da segunda aula, formamos grupos de cinco alunos e aplicamos a IpC, usando como referência para a montagem das questões da IpC as dúvidas apresentadas anteriormente à aula. Na terceira e quarta aula, repetimos os mesmos procedimentos da segunda, acrescentando o uso de experimentos e simuladores. Na quinta e sexta aula, os alunos apresentaram seminários sobre os temas estudados. Ao final de cada aula, os alunos receberam uma tarefa avaliativa e um material potencialmente significativo e no último encontro, aplicamos uma prova e um questionário de Opinião. Ao analisarmos as respostas do questionário de opinião e os dados coletados, verificamos uma grande aceitação por parte dos alunos com a SD aplicada, resultando em alunos mais críticos e com maior autonomia para estudarem sozinhos em casa. Como instrumento de coleta de dados, usamos: o diário de bordo, tarefas avaliativas, seminários e provas. Com as análises dos dados da pesquisa, verificamos que os alunos obtiveram asserções de conhecimentos, levando a uma diferenciação progressiva e consequentemente, a uma reconciliação integradora, consolidando a importância de uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física Nuclear, UEPS, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FORÇAS NUCLEARES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Edson Elias.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569184/2/Produto Educacional - Edson Elias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons