O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PARA A REDE DE ENSINO DE TRINDADE-GO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Jean Divino-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Anegleyce Teodoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-04T22:57:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-04T22:57:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional da Dissertação: A pratica pedagógica do ensino do futebol na escola: Desafios para uma aproximação com a pedagogia histórico-crítica para a rede estadual de educação de Trindade-GO.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569163-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é oriundo de um trabalho de pesquisa de mestrado referente à dissertação intitulada: A prática pedagógica do ensino do futebol na escola: Desafios para uma aproximação com a pedagogia histórico-crítica na rede estadual de educação de Trindade-GO. Teve como objetivo geral desenvolver um curso de aperfeiçoamento profissional que tratou dos conceitos centrais da pedagogia histórico-crítica e seus desafios e possibilidades para o ensino do futebol na Educação Física escolar. Os objetivos específicos foram: A) Ampliar a difusão e o conhecimento da teoria pedagógica histórico-crítica perante o quadro dos professores de Educação Física da rede de ensino de Trindade-GO. B) Propiciar aos sujeitos participantes uma conscientização de que é possível realizar a transmissão do ensino do futebol na escola de uma maneira histórico-crítica não-reprodutivista. C) Estruturar um grupo de estudos com os professores de Educação Física do município para troca de informações e experiência didático-pedagógicos ligados à pedagogia histórico-crítica. Este grupo foi denominado de GEPEFET. D) Ministrar um minicurso de 4 horas em um Congresso Internacional da área referente ao tema do produto educacional. E) Publicar um capítulo de um livro referente às dimensões que colaboram para as práticas ligadas ao espontaneísmo pedagógico ligado ao ensino do futebol na escola e sobre as possíveis contribuições que a pedagogia histórico-crítica pode exercer para a superação destes casos. O marco teórico desta pesquisa é a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural de acordo com seus principais colaboradores no Brasil: Dermeval Saviani, Newton Duarte e Lígia Martins. Além de alguns autores ligados a Educação Física e a pedagogia histórico-crítica. O curso teve como fundamento científico-metodológico o materialismo histórico-dialético. As técnicas de pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica sobre o ensino do futebol na escola, sobre a pedagogia histórico-crítica e a Educação Física na perspectiva crítico-superadora. As análises gerais do curso apontaram que o futebol é o conteúdo mais praticado na rede e que a pedagogia histórico-crítica é pouco conhecida perante o professorado e menos ainda utilizada enquanto fundamentação pedagógica relacionada à transmissão do ensino do futebol na escola. A falta de formação continuada foi apontada como fator preponderante para que o futebol na escola da rede seja transmitido muitas vezes de forma espontaneísta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino do Futebol na Educação Básica.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PARA A REDE DE ENSINO DE TRINDADE-GO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino à Educação Básica (Mestrado profissional) CEPAE-UFGpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons