Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos da Silva, Derli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Webber, Carine Geltrudes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:51:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:51:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/site/trigonometriacontextualizada/ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569092 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes possam visualizar a aplicação de seus conceitos. O fator que contribuiu para esta escolha foram as dificuldades observadas na compreensão de conceitos da Trigonometria, ao ministrar este conteúdo no 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O referencial teórico que subsidia a pesquisa é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, além de autores cujas pesquisas estão relacionadas com a mesma. Foram consideradas as condições de aprendizagem, de modo geral sobre a história da Trigonometria e aplicações na Agropecuária, além de recursos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base neste estudo foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, visando à aprendizagem ativa e significativa, como é o caso da Modelagem Matemática aliada às tecnologias. A partir de questionários aplicados aos estudantes e professores do curso, cuja análise qualitativa, foi realizada de acordo com Bardin (2011), foram organizadas e aplicadas duas intervenções pedagógicas com o intuito de contemplar a aprendizagem ativa e significativa. A primeira intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Culturas anuais, quando foi analisado o fotoperíodo, um fenômeno periódico natural que influencia nas culturas agrícolas. Para esta, a estratégia utilizada foi a Modelagem Matemática aliada aos recursos tecnológicos (software Geogebra). A segunda intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Topografia, quando foi realizada uma prática de campo, onde foram efetuadas várias medições em áreas rurais, e utilizadas as razões trigonométricas para o cálculo de distâncias. A avaliação das intervenções pedagógicas foi somativa. O produto deste trabalho é um site, onde está disponível uma lista de situações-problema contextualizadas de Trigonometria. Concluiu-se que as ações realizadas foram favoráveis no sentido de contribuir para que o estudante do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio consiga relacionar os conceitos de Trigonometria com situações do contexto da Agropecuária, tendo condições de analisar e intervir no mundo real, para que seus sentimentos e suas opiniões sobre Trigonometria sejam favoráveis. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa. Trigonometria na Agropecuária. Situações-problema contextualizadas. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: SUPERANDO DESAFIOS E CONSTRUINDO SIGNIFICADOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons