ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: SUPERANDO DESAFIOS E CONSTRUINDO SIGNIFICADOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos da Silva, Derli-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Autor(es): dc.contributor.authorWebber, Carine Geltrudes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:51:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:51:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/site/trigonometriacontextualizada/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569092-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes possam visualizar a aplicação de seus conceitos. O fator que contribuiu para esta escolha foram as dificuldades observadas na compreensão de conceitos da Trigonometria, ao ministrar este conteúdo no 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O referencial teórico que subsidia a pesquisa é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, além de autores cujas pesquisas estão relacionadas com a mesma. Foram consideradas as condições de aprendizagem, de modo geral sobre a história da Trigonometria e aplicações na Agropecuária, além de recursos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base neste estudo foram elaboradas, aplicadas e avaliadas estratégias pedagógicas, visando à aprendizagem ativa e significativa, como é o caso da Modelagem Matemática aliada às tecnologias. A partir de questionários aplicados aos estudantes e professores do curso, cuja análise qualitativa, foi realizada de acordo com Bardin (2011), foram organizadas e aplicadas duas intervenções pedagógicas com o intuito de contemplar a aprendizagem ativa e significativa. A primeira intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Culturas anuais, quando foi analisado o fotoperíodo, um fenômeno periódico natural que influencia nas culturas agrícolas. Para esta, a estratégia utilizada foi a Modelagem Matemática aliada aos recursos tecnológicos (software Geogebra). A segunda intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Topografia, quando foi realizada uma prática de campo, onde foram efetuadas várias medições em áreas rurais, e utilizadas as razões trigonométricas para o cálculo de distâncias. A avaliação das intervenções pedagógicas foi somativa. O produto deste trabalho é um site, onde está disponível uma lista de situações-problema contextualizadas de Trigonometria. Concluiu-se que as ações realizadas foram favoráveis no sentido de contribuir para que o estudante do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio consiga relacionar os conceitos de Trigonometria com situações do contexto da Agropecuária, tendo condições de analisar e intervir no mundo real, para que seus sentimentos e suas opiniões sobre Trigonometria sejam favoráveis.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa. Trigonometria na Agropecuária. Situações-problema contextualizadas.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: SUPERANDO DESAFIOS E CONSTRUINDO SIGNIFICADOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons