Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bozza, Morgana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Catelli, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-morgana-bozza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569091 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O “guia para formação continuada de professores: resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental” apresenta-se como uma proposta para a formação continuada de professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aborda o tema resolução de problemas matemáticos e tem como objetivo ser uma sugestão, passível de adaptações para o contexto e a realidade a qual for aplicado. O planejamento dos encontros da formação está ancorado na metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula de Vasconcellos (1992), a qual se baseia na concepção de homem como ser ativo, que não recebe conhecimentos, mas os constrói a partir das relações com outros e com o mundo. Isso significa que qualquer conteúdo precisa ser aprendido de modo ativo, refletido e elaborado pelo sujeito, para tornar-se um conhecimento dele e não apenas algo memorizado. Vasconcellos (1992) apresenta a construção do conhecimento em três momentos, os quais são aqui apresentados um a uma, apenas para uma melhor compreensão, pois na prática acontecem juntos: 1) a síncrese – mobilização para o conhecimento: deve despertar o interesse do sujeito em conhecer e deve ser provocado, visando a criar um vínculo significativo entre o sujeito e o objeto; 2) a análise – construção do conhecimento: deve possibilitar a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento; e 3) a síntese – elaboração da síntese do conhecimento: é a sistematização e a expressão dos conhecimentos adquiridos pelo sujeito. Desta forma, este guia tem como objetivo contribuir com a formação continuada de professores dos anos iniciais, com sugestões de atividades que abordam a resolução de problemas, como método de ensino, e integram diversos recursos de apoio ao ensino e tópicos para discussões sobre o tema, visando qualificar a prática pedagógica e propiciar reflexões sobre a importância da resolução de problemas para a aprendizagem matemática dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 232.10 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada. Professores. Matemática. Resolução de problemas. | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-morgana-bozza.pdf | 232,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569091/2/produto-morgana-bozza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons