GUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBozza, Morgana-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Autor(es): dc.contributor.authorCatelli, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-
identificador: dc.identifier.otherproduto-morgana-bozzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569091-
Resumo: dc.description.abstractO “guia para formação continuada de professores: resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental” apresenta-se como uma proposta para a formação continuada de professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aborda o tema resolução de problemas matemáticos e tem como objetivo ser uma sugestão, passível de adaptações para o contexto e a realidade a qual for aplicado. O planejamento dos encontros da formação está ancorado na metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula de Vasconcellos (1992), a qual se baseia na concepção de homem como ser ativo, que não recebe conhecimentos, mas os constrói a partir das relações com outros e com o mundo. Isso significa que qualquer conteúdo precisa ser aprendido de modo ativo, refletido e elaborado pelo sujeito, para tornar-se um conhecimento dele e não apenas algo memorizado. Vasconcellos (1992) apresenta a construção do conhecimento em três momentos, os quais são aqui apresentados um a uma, apenas para uma melhor compreensão, pois na prática acontecem juntos: 1) a síncrese – mobilização para o conhecimento: deve despertar o interesse do sujeito em conhecer e deve ser provocado, visando a criar um vínculo significativo entre o sujeito e o objeto; 2) a análise – construção do conhecimento: deve possibilitar a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento; e 3) a síntese – elaboração da síntese do conhecimento: é a sistematização e a expressão dos conhecimentos adquiridos pelo sujeito. Desta forma, este guia tem como objetivo contribuir com a formação continuada de professores dos anos iniciais, com sugestões de atividades que abordam a resolução de problemas, como método de ensino, e integram diversos recursos de apoio ao ensino e tópicos para discussões sobre o tema, visando qualificar a prática pedagógica e propiciar reflexões sobre a importância da resolução de problemas para a aprendizagem matemática dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent232.10 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada. Professores. Matemática. Resolução de problemas.pt_BR
Título: dc.titleGUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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