Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Anicet Hertz, Ivele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gianni de Lima, Isolda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:38:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:38:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-ivele-hertz_2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569090 | - |
Resumo: dc.description.abstract | seus pilares proporcionar aos estudantes “um Ensino Médio que contemplasse a qualificação, a articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas, com responsabilidade e sustentabilidade e com qualidade cidadã”. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). Assim sendo, a execução da PPEMP demandou uma ação interdisciplinar, partindo do conteúdo social, revendo os conteúdos formais para interferir nas relações sociais e de produção, tendo em vista a solidariedade e a valorização da dignidade humana. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). De fato, entende-se que, se os conteúdos escolares são trabalhados nesta perspectiva, esses possibilitam ler o mundo criticamente e intervir diante dos problemas e desafios que se apresentam. Neste contexto, este Guia de elaboração de Projetos Escolares, parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, intitulada “O Ensino Médio Politécnico: um aprendizado para o Ensino Médio”, tem por objetivo apresentar uma possibilidade de utilização de projetos de aprendizagem como metodologia de ensino. Na pesquisa que deu origem à dissertação, acompanhou-se, mapeando o caminho seguido durante o processo de implementação da disciplina de Seminário Integrado, quando da implantação do EMP, nas escolas estaduais de Ensino Médio do estado do Rio Grande do Sul. Concomitantemente à análise realizada, de projetos elaborados na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco, foi realizada a análise do processo de implementação, utilizado na escola, o que culminou na elaboração deste Guia, com base nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do EMP, na disciplina de Seminário Integrado, e analisados na dissertação, quando se concluiu que a pesquisa, na prática pedagógica, proporciona a construção de novos conhecimentos, por meio da articulação de seus resultados com as outras áreas de conhecimento. Apresenta-se as principais etapas desenvolvidas na referida escola, em que o grupo de professores foi mobilizado para a aplicação da metodologia, desde o referencial teórico que a fundamenta, até a realização dos projetos de pesquisa, pelos estudantes, com o devido acompanhamento dos professores responsáveis. São acrescentadas sugestões que podem ser seguidas por professores interessados na utilização da metodologia de aprendizagem por projetos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 591.18 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Politécnico, Seminário Integrado, Ensino e Aprendizagem por Projetos | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-ivele-hertz_2.pdf | 591,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569090/2/produto-ivele-hertz_2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons