GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnicet Hertz, Ivele-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Autor(es): dc.contributor.authorGianni de Lima, Isolda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:38:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:38:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-
identificador: dc.identifier.otherproduto-ivele-hertz_2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569090-
Resumo: dc.description.abstractseus pilares proporcionar aos estudantes “um Ensino Médio que contemplasse a qualificação, a articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas, com responsabilidade e sustentabilidade e com qualidade cidadã”. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). Assim sendo, a execução da PPEMP demandou uma ação interdisciplinar, partindo do conteúdo social, revendo os conteúdos formais para interferir nas relações sociais e de produção, tendo em vista a solidariedade e a valorização da dignidade humana. (RIO GRANDE DO SUL, 2011). De fato, entende-se que, se os conteúdos escolares são trabalhados nesta perspectiva, esses possibilitam ler o mundo criticamente e intervir diante dos problemas e desafios que se apresentam. Neste contexto, este Guia de elaboração de Projetos Escolares, parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, intitulada “O Ensino Médio Politécnico: um aprendizado para o Ensino Médio”, tem por objetivo apresentar uma possibilidade de utilização de projetos de aprendizagem como metodologia de ensino. Na pesquisa que deu origem à dissertação, acompanhou-se, mapeando o caminho seguido durante o processo de implementação da disciplina de Seminário Integrado, quando da implantação do EMP, nas escolas estaduais de Ensino Médio do estado do Rio Grande do Sul. Concomitantemente à análise realizada, de projetos elaborados na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco, foi realizada a análise do processo de implementação, utilizado na escola, o que culminou na elaboração deste Guia, com base nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do EMP, na disciplina de Seminário Integrado, e analisados na dissertação, quando se concluiu que a pesquisa, na prática pedagógica, proporciona a construção de novos conhecimentos, por meio da articulação de seus resultados com as outras áreas de conhecimento. Apresenta-se as principais etapas desenvolvidas na referida escola, em que o grupo de professores foi mobilizado para a aplicação da metodologia, desde o referencial teórico que a fundamenta, até a realização dos projetos de pesquisa, pelos estudantes, com o devido acompanhamento dos professores responsáveis. São acrescentadas sugestões que podem ser seguidas por professores interessados na utilização da metodologia de aprendizagem por projetos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent591.18 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Politécnico, Seminário Integrado, Ensino e Aprendizagem por Projetospt_BR
Título: dc.titleGUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons