Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Molon, Gabriele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Catelli, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:29:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:29:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-Gabriele_Molon | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569089 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na pesquisa que deu origem a este Guia Didático, estudou-se a possibilidade de promover aprendizagem significativa por meio da resolução de situações-problema envolvendo o Conjunto dos Números Reais, com o apoio da calculadora básica. Por meio dessa proposta, desenvolvida na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS (MOREIRA, 2011), fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (2003), buscou-se promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da habilidade de encontrar e descrever padrões, da argumentação e da utilização correta da linguagem matemática. Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos aplicados durante a sua realização, além das referidas situações-problema, tais como participações dos estudantes, avaliação diagnóstica e avaliação final, apresentando resultados expressivos, no que se refere à aprendizagem significativa do conteúdo abordado e da metodologia utilizada. Especificamente, no que diz respeito à utilização da calculadora, quando houver interesse em utilizá-la em sala de aula, destaca-se a importância do professor refletir sobre seu planejamento e cotidiano docente. Aqui você encontrará sugestões de atividades promovidas com este propósito. Espera-se que sejam exitosas para você também! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Resolução de situações-problema. Operações no Conjunto dos Números Reais. Calculadora. Aprendizagem significativa. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES COM O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS E A CALCULADORA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-Gabriele_Molon.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569089/2/produto-Gabriele_Molon.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons