Guia Didático: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES COM O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS E A CALCULADORA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMolon, Gabriele-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Autor(es): dc.contributor.authorCatelli, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-
identificador: dc.identifier.otherproduto-Gabriele_Molonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569089-
Resumo: dc.description.abstractNa pesquisa que deu origem a este Guia Didático, estudou-se a possibilidade de promover aprendizagem significativa por meio da resolução de situações-problema envolvendo o Conjunto dos Números Reais, com o apoio da calculadora básica. Por meio dessa proposta, desenvolvida na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS (MOREIRA, 2011), fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (2003), buscou-se promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da habilidade de encontrar e descrever padrões, da argumentação e da utilização correta da linguagem matemática. Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos aplicados durante a sua realização, além das referidas situações-problema, tais como participações dos estudantes, avaliação diagnóstica e avaliação final, apresentando resultados expressivos, no que se refere à aprendizagem significativa do conteúdo abordado e da metodologia utilizada. Especificamente, no que diz respeito à utilização da calculadora, quando houver interesse em utilizá-la em sala de aula, destaca-se a importância do professor refletir sobre seu planejamento e cotidiano docente. Aqui você encontrará sugestões de atividades promovidas com este propósito. Espera-se que sejam exitosas para você também!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.01 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa. Resolução de situações-problema. Operações no Conjunto dos Números Reais. Calculadora. Aprendizagem significativa.pt_BR
Título: dc.titleGuia Didático: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO OPERAÇÕES COM O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS E A CALCULADORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons