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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Berti, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete Gianni de Lima, Isolda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:23:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:23:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-juliana-berti | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569088 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático originou-se do estudo e aplicação do método Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática. De acordo com Gérard Fourez, IIR é um método de ensino voltado para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), visando à formação de estudantes críticos, autônomos e com capacidade de comunicação perante demandas da sociedade. Por meio da ACT, pode-se tomar consciência de que as teorias (ou conteúdos disciplinares) não serão bem compreendidas, se os estudantes não souberem por que e para que foram criadas. Segundo Fourez (1997, p. 61), os três principais atributos da ACT são: a autonomia do indivíduo, a comunicação com os demais e o domínio frente a situações concretas. No caso da construção do conceito de função matemática, tema de aprendizagem neste trabalho, que, como todos os conceitos em Matemática, são desenvolvidos com base em conhecimentos prévios, o método mostrou-se eficaz, tendo-se a oportunidade de aplicar diversos recursos, destacando-se situações-problema do cotidiano dos estudantes, tendo como contexto o tema da Água. O interesse em buscar novas metodologias de ensino surge a partir das reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes, no estudo e na compreensão do significado de função e, também, para proporcionar a eles a aplicação do conhecimento em situações do cotidiano, o que pode ser promovido por meio de interdisciplinaridade. As produções dos estudantes foram registradas em seus respectivos SchoolBooks, com base nas quais, a avaliação foi realizada. Além destas, também foram objeto de avaliação, a qualidade da participação nas atividades promovidas, o envolvimento demonstrado na realização das tarefas e a compreensão do conceito de função, também demonstrada na interpretação e na resolução das situações-problema. Os resultados foram significativos, no que se refere à construção do conceito de função e no desenvolvimento dos atributos da ACT. Espera-se que você encontre, neste guia didático, sugestões de atividades promovidas com este propósito, que não se restringem à Matemática, podendo ser adequado ao seu próprio planejamento, a ser desenvolvido com os estudantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.58 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. Alfabetização Científica e Tecnológica. Conceito de função matemática em situações reais. | - |
Título: dc.title | Guia Didático: UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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produto-juliana-berti.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569088/2/produto-juliana-berti.pdfDownload |
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