Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabro, Rafaela Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/uepsemgeometriaanalitica | - |
identificador: dc.identifier.other | Unidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analítica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569087 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este site foi elaborado pela professora e pesquisadora Rafaela Regina Fabro, sob a orientação da Professora Dra. Laurete Zanol Sauer, como produto da dissertação intitulada "Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem de Geometria Analítica" do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Com o objetivo de apresentar uma metodologia que proporcione ao professor uma alternativa para o planejamento de suas aulas de Geometria Analítica e com isso propicie formas de motivar o estudante para aprender Matemática, as UEPS aqui apresentadas pode ser aplicadas com estudantes do 3° ano do Ensino Médio. A proposta tem embasamento em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que visa fazer com que o estudante compreenda o processo de aprendizagem como uma construção e participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e novos conhecimentos e em Dewey (1959) com a Teoria da Aprendizagem por Interesse, tão essencial para que ocorra a aprendizagem. O site foi desenvolvido pela professora pesquisadora e apresenta cinco Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, que abordam: Plano Cartesiano, Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência e utilização de softwares matemáticos para a aprendizagem de Geometria Analítica. Cada uma das UEPS propostas está dividida nas oito etapas propostas por Moreira (2011) para a sua aplicação. Em cada etapa, são propostas diferentes estratégias de aprendizagem, mas todas partem da identificação do conhecimento prévio do estudante, condição necessária para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa. As atividades propostas são todas constituídas por situações-problema elaboradas considerando o contexto dos estudantes participantes, mas podem ser adaptadas a outros contextos e devidamente fundamentada nos referenciais teóricos que embasaram este trabalho. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Analítica, UEPS, aprendizagem significativa, aprendizagem por interesse. | pt_BR |
Título: dc.title | Unidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons