Unidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFabro, Rafaela Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:06:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:06:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/view/uepsemgeometriaanalitica-
identificador: dc.identifier.otherUnidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analíticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569087-
Resumo: dc.description.abstractEste site foi elaborado pela professora e pesquisadora Rafaela Regina Fabro, sob a orientação da Professora Dra. Laurete Zanol Sauer, como produto da dissertação intitulada "Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem de Geometria Analítica" do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Com o objetivo de apresentar uma metodologia que proporcione ao professor uma alternativa para o planejamento de suas aulas de Geometria Analítica e com isso propicie formas de motivar o estudante para aprender Matemática, as UEPS aqui apresentadas pode ser aplicadas com estudantes do 3° ano do Ensino Médio. A proposta tem embasamento em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que visa fazer com que o estudante compreenda o processo de aprendizagem como uma construção e participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e novos conhecimentos e em Dewey (1959) com a Teoria da Aprendizagem por Interesse, tão essencial para que ocorra a aprendizagem. O site foi desenvolvido pela professora pesquisadora e apresenta cinco Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, que abordam: Plano Cartesiano, Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência e utilização de softwares matemáticos para a aprendizagem de Geometria Analítica. Cada uma das UEPS propostas está dividida nas oito etapas propostas por Moreira (2011) para a sua aplicação. Em cada etapa, são propostas diferentes estratégias de aprendizagem, mas todas partem da identificação do conhecimento prévio do estudante, condição necessária para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa. As atividades propostas são todas constituídas por situações-problema elaboradas considerando o contexto dos estudantes participantes, mas podem ser adaptadas a outros contextos e devidamente fundamentada nos referenciais teóricos que embasaram este trabalho.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Analítica, UEPS, aprendizagem significativa, aprendizagem por interesse.pt_BR
Título: dc.titleUnidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analíticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons