Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabro, Rafaela Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanol Sauer, Laurete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-01T17:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-01T17:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-rafaela-fabro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569086 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático foi planejado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de apresentar uma metodologia que proporcione ao professor uma alternativa para o planejamento de suas aulas envolvendo a Geometria Analítica e com isso propicie formas de motivar o estudante para aprender Matemática. A proposta tem embasamento em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que visa fazer com que o estudante compreenda o processo de aprendizagem como uma construção e participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e a construção de novos conhecimentos e em Dewey (1959) com a Teoria da Aprendizagem por Interesse, tão essencial para que ocorra a aprendizagem. Desta forma, almejamos que o estudante passe a compreender a aprendizagem como um processo que vai além dos conteúdos da sala de aula, que o conhecimento adquirido tenha significados e que estes colaborem para o desenvolvimento da sua autonomia e emancipação, ou, como afirma Dewey (1959), que o estudante seja capaz de adquirir uma aprendizagem para a vida, com significado. Para promover a aprendizagem significativa, Moreira (2011), outro autor que embasa a pesquisa, propõe uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A sequência didática proposta por ele e aqui apresentada, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), é composta por oito etapas inter-relacionadas, que buscam a construção da aprendizagem significativa, sendo o estudante levado a construir o seu próprio conhecimento. A sequência didática, está dividida em cinco UEPS independentes, que juntas, compõem uma parte da Geometria Analítica abordada no Ensino Médio, sendo divididas em:Estudo do Plano Cartesiano;Estudo do Ponto;Estudo da Reta;Estudo da Circunferência e Geometria Analítica com Softwares Matemáticos; Este guia foi aplicado em uma pesquisa acadêmico-profissional e faz parte da dissertação de mestrado Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a Aprendizagem de Geometria Analíticada Universidade de Caxias do Sul (UCS) estando disponívelna página do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática o Guia didático em PDF com as atividades e orientações ao professor e ainda em link específico (https://sites.google.com/view/uepsemgeometriaanalitica) destinado ao produto educacional.Ao longo da aplicação da proposta, observou-se nos estudantes participantes da pesquisa excelentes resultados, e que apontam a ocorrência de aprendizagem significativa. Desejo a você educador um ótimo trabalho e que sua experiência seja tão enriquecedora quanto a minha! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 756.61 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Analítica, UEPS, aprendizagem significativa, aprendizagem por interesse. | pt_BR |
Título: dc.title | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para aprendizagem de Geometria Analítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-rafaela-fabro.pdf | 756,61 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569086/2/produto-rafaela-fabro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons