Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para aprendizagem de Geometria Analítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFabro, Rafaela Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorZanol Sauer, Laurete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-01T17:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-01T17:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherproduto-rafaela-fabropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569086-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático foi planejado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de apresentar uma metodologia que proporcione ao professor uma alternativa para o planejamento de suas aulas envolvendo a Geometria Analítica e com isso propicie formas de motivar o estudante para aprender Matemática. A proposta tem embasamento em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que visa fazer com que o estudante compreenda o processo de aprendizagem como uma construção e participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e a construção de novos conhecimentos e em Dewey (1959) com a Teoria da Aprendizagem por Interesse, tão essencial para que ocorra a aprendizagem. Desta forma, almejamos que o estudante passe a compreender a aprendizagem como um processo que vai além dos conteúdos da sala de aula, que o conhecimento adquirido tenha significados e que estes colaborem para o desenvolvimento da sua autonomia e emancipação, ou, como afirma Dewey (1959), que o estudante seja capaz de adquirir uma aprendizagem para a vida, com significado. Para promover a aprendizagem significativa, Moreira (2011), outro autor que embasa a pesquisa, propõe uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A sequência didática proposta por ele e aqui apresentada, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), é composta por oito etapas inter-relacionadas, que buscam a construção da aprendizagem significativa, sendo o estudante levado a construir o seu próprio conhecimento. A sequência didática, está dividida em cinco UEPS independentes, que juntas, compõem uma parte da Geometria Analítica abordada no Ensino Médio, sendo divididas em:Estudo do Plano Cartesiano;Estudo do Ponto;Estudo da Reta;Estudo da Circunferência e Geometria Analítica com Softwares Matemáticos; Este guia foi aplicado em uma pesquisa acadêmico-profissional e faz parte da dissertação de mestrado Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a Aprendizagem de Geometria Analíticada Universidade de Caxias do Sul (UCS) estando disponívelna página do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática o Guia didático em PDF com as atividades e orientações ao professor e ainda em link específico (https://sites.google.com/view/uepsemgeometriaanalitica) destinado ao produto educacional.Ao longo da aplicação da proposta, observou-se nos estudantes participantes da pesquisa excelentes resultados, e que apontam a ocorrência de aprendizagem significativa. Desejo a você educador um ótimo trabalho e que sua experiência seja tão enriquecedora quanto a minha!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent756.61 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Analítica, UEPS, aprendizagem significativa, aprendizagem por interesse.pt_BR
Título: dc.titleUnidade de Ensino Potencialmente Significativa para aprendizagem de Geometria Analíticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons