INVERTENDO A SALA DE AULA: UM MÉTODO DE ENSINAGEM DOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU COM DUAS INCÓGNITAS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorScolaro, Joelma Kominkiewicz-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-27T23:41:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-27T23:41:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional_Joelma_Kominkiewicz_Scolaro.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568910-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional constitui-se de uma sequencia de atividades, destinado à professores de matemática do oitavo ano do ensino fundamental. Ele integra a Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo – UPF, intitulado de “Sala de aula invertida: ensinagem dos Sistemas de Equações Polinomiais do 1º grau no oitavo ano do ensino fundamental”, sob orientação do prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Esta proposta de ensino é baseada na metodologia ativa sala de aula invertida e atividades exploratórias utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para a ensinagem dos Sistemas de Equações Polinomiais do 1º grau com duas Incógnitas. As ações e atividades práticas presentes neste produto educacional são slides de apresentação com temas de estudos, vídeos e resolução de situações-problemas. Os exercícios e o uso das tecnologias foram desenvolvidos e adaptados com o auxílio do livro didático da editora Edebê, utilizados pela Rede Salesiana Brasil de Escolas desde 2014, que autorizou a utilização do livro de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, de autoria de Solange Aparecida Sanfelice e Maria Aparecida Saad, como subsídio à dissertação de Mestrado. Recomenda-se na aplicação deste produto educacional, observar alguns procedimentos, haja vista que a sequência de atividades foi construída tendo como base a metodologia ativa “sala de aula invertida”, ou seja, aquela que inverte o modelo tradicional de ensino e se constitui de três momentos importantes para a metodologia aplicada: PRÉ-AULA; DURANTE A AULA; PÓS-AULA. Antes das aulas, no momento pré-aula, os alunos assistem os vídeos disponibilizados pelo professor, realizam leituras, respondem questionários e anotam as dúvidas para o momento de aula. Durante a aula há troca de ideias sobre o conteúdo estudado em casa, instrução direta por parte do professor no desenvolvimento das atividades em grupos, tornando as aulas um laboratório de pesquisa, aprendizagem e conhecimento. No encontro pós-aula é o momento para a conclusão das atividades daquela etapa, geralmente com ações diferenciadas para colocar em prática o que se aprendeu na pré-aula e durante a aula. Atividades, estas, como: Kahoot, Quiz, caderno interativo, construção do portfólio e seminário. Portanto, este produto educacional é formado por uma sequência de atividades, composta com sugestões de vídeos, links, textos, atividades diversificadas para serem trabalhadas por professores da disciplina de matemática do oitavo ano do ensino fundamental, com o propósito de abordar os sistemas de equações polinomiais do 1º grau e a metodologia ativa “sala de aula invertida”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent62 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleINVERTENDO A SALA DE AULA: UM MÉTODO DE ENSINAGEM DOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU COM DUAS INCÓGNITASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMATEMÁTICApt_BR
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