Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, HELENA DO SOCORRO CAMPOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Alyre Santa Rosa Barros da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORDOVIL, Amora Andra Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Ana Paula Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Ângela Elvira Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Daniele Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LAVOR, Diana Thereza Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORREA, Edinilson Ribeiro Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BAIA, Edna Modesto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Eliane de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Elizabeth Cristina Cavalcante da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMADA, Glenda Campos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Jackline de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, Juliana Santa Brigida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FEITOSA, Nilde Maria Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, Quézia Moreira Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Rosana Itaparica de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, Sandra Daniela Lira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Sarah de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Vanessa Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Vânia Jamilly Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-27T01:42:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-27T01:42:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | O LUGAR DAS DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568894 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto escolar a partir daí, torna-se palco de vários conflitos inerentes às diversidades e o IFPA campus Belém não está à margem desta realidade, o que nos instigou a investigar como os atores da instituição percebem as diversidades no seu local de convivência escolar/acadêmica/profissional, bem como os discursos presentes nos documentos oficiais do IFPA, a partir de três questões norteadoras desse estudo: 1) Qual a concepção de diversidade nos documentos que regem a instituição de ensino IFPA - campus Belém? 2) Quais diversidades são apontadas pelos profissionais da educação do IFPA - campus Belém? 3) Quais diversidades são apontadas pelos alunos do IFPA - campus Belém? Partimos do pressuposto da existência das diversidades no interior do campus, precisando ser dimensionadas e visibilizadas no currículo em prática. Objetivou-se, de forma geral, analisar a presença das diversidades dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém. E, de forma específica, identificar a concepção de diversidade nos documentos institucionais; verificar as diversidades apontadas pelos profissionais da educação e pelos alunos do IFPA - campus Belém. O trabalho divide-se em seis partes: na primeira apresentamos o IFPA campus Belém, desde sua criação em 1909 como Escola de Aprendizes e Artífices até os dias atuais. Na segunda parte, tratamos das Políticas Públicas ducacionais para as Diversidades. Na terceira, conceituamos as diversidades. Na quarta, mostramos a análise das Diversidades constantes nos documentos institucionais do IFPA. Na quinta parte apresentamos a pesquisa realizada através dos questionários aplicados com alunos e profissionais da educação do IFPA campus Belém acerca das diversidades presentes no cotidiano institucional. E, por fim, tratamos das Tecnologias Educacionais construídas pela Turma para o trato com as diversidades na Educação Básica na área de atuação do Pedagogo abrangendo a Diversidade Geracional, Diversidade de Gênero e Sexualidade e Diversidade Religiosa. A pesquisa foi produzida na disciplina Educação para a Diversidade na Turma C916MN do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA campus Belém no ano de 2016. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,6 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - desigualdade racial | pt_BR |
Título: dc.title | O Lugar das diversidades na educação profissional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação para a Diversidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O LUGAR DAS DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.pdf | 18,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568894/2/O LUGAR DAS DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons