CONHECENDO O CORPO HUMANO: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscana-
Autor(es): dc.contributor.authorCanto, Maria Guadalupe Couto do; Pigatto, Aline Grohe Schirmer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-21T17:17:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-21T17:17:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568603-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional aqui apresentado foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ele foi construído a partir da dissertação intitulada “NA PONTA DOS DEDOS: CONHECENDO O CORPO HUMANO SOB O OLHAR SENSÍVEL DOS DEFICIENTES VISUAIS”, defendida no ano de 2019, na Universidade Franciscana, com o objetivo principal de desenvolver um material didático com a finalidade de ensinar os principais órgãos dos sistemas do corpo humano para pessoas deficientes visuais (cegas e de baixa visão), de modo a contribuir com o ensino e a aprendizagem de Ciências/Biologia. O ensino da temática ‘Corpo Humano’ é preconizado nos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica e aponta que na unidade temática Vida e Evolução, deve-se trabalhar, junto aos estudantes "[...] a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem" (BRASIL, 2018, p. 327). O documento sinaliza, ainda, a necessidade de se discutir aspectos relativos à saúde, compreendida como um bem da coletividade e a importância da promoção da saúde individual e coletiva (BRASIL, 2018, p. 327). Assim, abordar os sistemas do corpo humano, seus órgãos e função é fundamental, pois, além de cumprir uma orientação específica, auxilia o estudante no entendimento de aspectos relacionados aos cuidados com a sua saúde. Todavia, para que o estudante, realmente, compreenda a importância e o valor do seu corpo é necessário que as estratégias e os recursos utilizados em sala de aula, sejam adequados. Embora a temática ‘Corpo Humano’ seja muito concreta, nem sempre se encontram recursos pedagógicos adequados e acessíveis para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Isso é mais preocupante ainda quando é considerado o processo de ensino-aprendizagem de estudantes deficientes visuais. Existem alguns modelos tridimensionais representando os sistemas do corpo humano, porém, nem todas as escolas, principalmente as de rede pública, possuem, devido, principalmente, ao seu custo. Assim, a proposta desse produto educacional materializa-se em um manual que descreve a elaboração e confecção dos órgãos do corpo humano, ou seja, um recurso didático tridimensional que poderá ser utilizado para apoiar a prática pedagógica de professores que tenham alunos deficientes visuais em suas salas de aula. Portanto, neste manual, o professor encontrará informações sobre cada um dos órgãos, bem como o modo como foram confeccionados e os materiais utilizados para a confecção. Além disso, junto com cada um dos modelos estão informações referentes à organização geral dos sistemas do corpo humano, sua função e a de cada um dos órgãos que os compõem. Este manual destina-se, de modo especial, aos professores da educação básica que trabalham com estudantes deficientes visuais em suas salas de aula.-
Tamanho: dc.format.extent4675 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Título: dc.titleCONHECENDO O CORPO HUMANO: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Produto Educacional.pdfProduto educacional4,67 MBAdobe PDF/bitstream/capes/568603/2/Produto Educacional.pdfDownload