TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DE POLÍGONOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Fora-
Autor(es): dc.contributor.authorRezende, Dayselane Pimenta Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Reginaldo Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-20T22:41:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-20T22:41:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Dayselane Pimenta Lopes Rezende-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568563-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional apresentado é parte integrante de nossa pesquisa de mestrado e poderá ser desenvolvido em sala de aula, com a finalidade de dar suporte ao trabalho do professor dos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente, no 8º ano do Ensino Fundamental no que se refere ao ensino de polígonos. Além disso, esse produto educacional também poderá ser utilizado para a formação de professores, visto que pode permitir interações e intervenções dos futuros professores com os alunos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tal, elaboramos nove tarefas exploratório-investigativas, nas quais o uso do material didático manipulável é fortemente recomendado. Essas tarefas foram desenvolvidas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Estado do Rio de Janeiro . As tarefas podem ser adaptadas para qualquer ano de escolaridade ou para abordagem de outros conceitos geométricos, não apresentados. A realização das tarefas pelos alunos foi registrada por meio de vídeo-gravações, de registros escritos, de fotografias, entre outras, cujos dados foram analisados e discutidos na pesquisa. Os professores que se interessarem poderão desenvolver as tarefas da forma como estão apresentadas nesse produto educacional, ou ainda, modificá-las ou adaptá-las de modo que satisfaçam os seus objetivos. Para tal, poderão basear-se na literatura discutida e nas análises dos dados que apresentamos na dissertação de mestrado. Trazemos aqui um breve comentário sobre a perspectiva de investigação matemática e de material didático manipulável, que nos auxiliou na elaboração das tarefas. Fazemos uma síntese da nossa experiência com o desenvolvimento da sequência didática, destacando algumas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de polígonos. Por fim, apresentaremos as tarefas exploratórios-investigativas aplicadas no 8º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, apontando algumas sugestões e considerações que podem servir como material de apoio para os professores que se interessarem por aulas de cunho exploratório-investigativo.-
Tamanho: dc.format.extent371.712 bytes-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática, Geometria, polígonos, tarefas exploratório-investigativas, Ensino Fundamental.-
Título: dc.titleTAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DE POLÍGONOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemática-
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