Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Esmênia Furtado Parreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scortegagna, Liamara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-20T22:26:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-20T22:26:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Esmênia Furtado Parreira Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como professora de Matemática, atuante em escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e Médio ao longo de 22 anos, uma das questões que sempre me incomodou foi a forma como é tratada a Geometria nas aulas de Matemática. Surgiu, a partir dessa inquietação, o interesse em buscar apoio nas TD, em especial no software GeoGebra, como mais uma alternativa metodológica para favorecer o estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. Dessa forma, fomos motivados a produzir este material, produto da dissertação de mestrado, intitulada A integração das tecnologias digitais ao ensino e aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental – anos finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. Neste material, apresentamos aos professores um estudo sobre perímetro e área de figuras geométricas planas, com a finalidade de trabalhar a Geometria em uma perspectiva dinâmica visando promover uma melhor aprendizagem. Utilizamos como recurso tecnológico o software GeoGebra, acreditando que a integração deste meio pode dar significado ao aprendizado do aluno e, sobretudo, beneficiar a construção do seu conhecimento. As atividades foram selecionas, readaptadas e, em seguida, propostas para resolução a alunos do Ensino Fundamental – anos finais, durante a pesquisa de campo que constituiu a terceira etapa do estudo que realizamos no curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentada em dezembro de 2016. Dessa forma, convidamos você professor a explorar este material de estudo que foi elaborado com o intuito de orientar a reflexão e estimular sua prática pedagógica em sala de aula. Esta prática, apoiada pelo software GeoGebra, almeja apresentar mais uma alternativa para o ensino e aprendizagem do conteúdo em questão tornando-os mais significativos. Pois, tal ferramenta facilita a construção das figuras com precisão, possibilita uma melhor e rápida visualização, oferece a possibilidade de movimento dos objetos e a confirmação de propriedades. Optamos por organizar o material da seguinte forma: uma breve descrição sobre o software GeoGebra e a Geometria Dinâmica; um conjunto de atividades que tratam do tema perímetro e área de figuras geométricas planas; e algumas considerações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,43 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Geometria Plana. Tecnologias Digitais. Software GeoGebra | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINANDO PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | software | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Título de Mestre em Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional final.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568545/2/ProdutoEducacional final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons