GUIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ATENDEM AS HABILIDADES PROPOSTAS NA BNCC - GUIAHP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBOTELHO, Janaina Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorASSIS, Cibelle de Fátima Castro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-20T21:47:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-20T21:47:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568543-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia é o resultado de um estudo desenvolvido durante o Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Educação – PPGECEM, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, entre os anos de 2016 e 2019. Ele surgiu como produto da dissertação intitulada por O Recurso Livro Didático na Atividade Profissional do Professor de Matemática, realizada por Janaina Alves Botelho sob orientação da Profª. Drª. Cibelle de Fátima Castro de Assis. Tivemos como motivação para a pesquisa e para a produção deste material uma inquietação a respeito do uso do Livro Didático - LD pelos professores de Matemática no planejamento das aulas assim como a recente demanda de adequação desses professores e suas aulas aos critérios de aprendizagem para o Ensino Fundamental definidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC publicada em 2018. Em nossa trajetória docente temos observado quantas questões são apontadas sobre a utilização do LD e as críticas de que este recurso está em defasagem com a realidade dos alunos. No decorrer das observações realizadas antes mesmo de nossa pesquisa, vimos inúmeras vezes que apesar das críticas mencionadas, o LD é o único recurso de muitos professores no momento dos planejamentos coletivos, no preenchimento das cadernetas escolares, nas improvisações de última hora, seja da escola ou do próprio professor. Como pode um objeto tão presente fisicamente, que tem entrada em todas as escolas públicas e privadas e que ainda possui um Programa próprio de distribuição, ser ao mesmo tempo, inoperante, complexo, falho e fora da realidade do professor e do aluno? Fora analisando a essas questões que resolvemos investigar o que de fato gerava tudo isso, considerando as inúmeras razões que os professores participantes de nossa pesquisa relataram, baseados nas funções do LD na escola para o professor e para o alunopt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCC.pt_BR
Título: dc.titleGUIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ATENDEM AS HABILIDADES PROPOSTAS NA BNCC - GUIAHPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGCEM-UEPB mestrado Profissionalpt_BR
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