Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, André Luís dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-20T23:29:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-20T23:29:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação ambiental, rio Acari e cidadania: prática de educação ambiental com alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568528 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo trata de questões contemporâneas que, tendo como instrumento um trabalho de educação ambiental, busca abordar indagações que envolvam a temática do ordenamento urbano na localidade de Acari, situada às margens do rio de mesmo nome, onde áreas de várzea são ocupadas. Problemas de ordem socioambiental, como a poluição do rio Acari que, devido à incapacidade do Estado em proporcionar saneamento básico, tem o seu esgoto despejado diretamente no rio. Em períodos de fortes chuvas, a localidade sofre com constantes alagamentos que afetam fortemente a população residente, alastrando as perdas materiais, físicas e emocionais daqueles que são vitimados pelos temporais. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é contribuir para a prática da Educação Ambiental (EA) na escola como facilitadora de atitudes mais solidárias junto aos alunos, propiciando para que futuros trabalhos sejam desenvolvidos. A metodologia aplicada tem como pressupostos a pesquisa bibliográfica de artigos e livros que tratem da temática, a aplicação e análise de um questionário junto aos alunos do 8º ano. Os principais resultados identificados foram um maior engajamento dos discentes perante as questões ambientais, assim como a disseminação de práticas voltadas à ao protagonismo juvenil, capacitando-os a exercerem ações afirmativas e a disseminação da conscientização ambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição Hídrica | pt_BR |
Título: dc.title | Educação ambiental, rio Acari e cidadania prática de educação ambiental com alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Cartografia, Geotecnologias e Meio Ambiente no Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons