Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, André Luís dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-20T18:46:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-20T18:46:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Falando sobre “desenhos-estórias e narrativas de adolescentes – qualidade de vida, prática de estudantes moradores de periferia e sua leitura de mundo” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568524 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O curso de extensão proposto foi desenvolvido com alunos de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. É um fruto de um trabalho longo de pesquisa de mestrado que virou um produto para a área de educação. Um dos objetivos do trabalho proposto é oferecer ferramentas a educadores, instrutores e professores dos ensinos: fundamental, médio e superior. Além disso, serviu como um caminho possível na consolidação do ensino-aprendizagem lúdico, com produções de desenhos-estórias com tema ao seu final, servindo de inspiração a educadorxs do ensino básico e superior. O material reúne algumas produções dos alunos, protagonistas nesse processo, desenhos-estórias que remetem seus desejos, aspirações, afeto, angústias etc. Os alunos encontram através dos desenhos caminhos em meio a tantas perturbações e percalços pelo qual passa a educação pública brasileira. Esses caminhos direcionam possibilidades, desejos, buscas em um cotidiano escolar aos quais esses adolescentes vislumbram, dando lhes ainda mais visibilidade. O curso caminha ao encontro de um processo de formação contínua, estimulando competências e habilidades nos profissionais da área educacional formal e informal. Deste modo, que o curso de Extensão ora proposto possa nos proporcionar múltiplas ferramentas, diferentes caminhos para a consolidação do processo ensino-aprendizagem; que a boniteza de se ensinar e aprender nunca se perca. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,33MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho-Estória | pt_BR |
Título: dc.title | Falando sobre “desenhos-estórias e narrativas de adolescentes – qualidade de vida, prática de estudantes moradores de periferia e sua leitura de mundo” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp UERJ | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Cotidiano e Currículo no Ensino Fundamental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons