A MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Gilmar Bezerra de-
Autor(es): dc.contributor.authorMACIEL, Aníbal de Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-20T01:37:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-20T01:37:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568412-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar Matemática sempre foi desafiador e instigante. Na educação de jovens e adultos (EJA) não é diferente. Essa modalidade de ensino, historicamente, tem sofrido com uma aparente negligência por parte do poder público, quanto ao desenvolvimento de políticas públicas que possam torná-la mais adequada a responder os anseios pessoais, políticos, sociais e educacionais dos alunos que a ela recorrem. Dessa forma, precisamos refletir sobre como nossa prática pedagógica pode colaborar para amenizar os problemas políticos que a EJA tem encontrado ao longo da sua história e como contribuir para que, mesmo diante de tantos obstáculos, nossa prática também estimule o desenvolvimento do pensamento matemático e crítico dos alunos dessa modalidade. Sendo assim, o presente produto educacional, que foi elaborado como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, busca fornecer ao professor de Matemática, uma possibilidade concreta de, relacionando a Etnomatemática aplicada à confecção de roupas com a Modelagem Matemática, promover um ensino sociocultural na EJA. Promover um ensino sociocultural é um dos papéis da escola como socializadora de conhecimentos e formadora de cidadãos. Porém, basta olharmos a nossa volta, para percebermos que diante de tantos problemas sociais, ensinar o aluno a pensar e a ser crítico não é uma escolha por parte do professor, mas uma necessidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectetnomatemática. Modelagem matemática. Educação de jovens e adultos. Confecção de roupas.pt_BR
Título: dc.titleA MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGCEM-UEPB mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons