Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Aridelson Joabson Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-18T16:37:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-18T16:37:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO-EDUCACIONAL-ARIDELSON-JOABSON | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568408 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A docência é uma prática desafiadora nos tempos atuais, dificilmente afastará as tecnologias do contexto escolar, pois estão inseridas em diversos setores da sociedade, executando as mais variadas funções. Tais recursos tecnológicos oferecem à escola, um meio enriquecedor para melhoramento da práxis pedagógica. Este manual de orientações pedagógicas foi pensado como recurso para lhe auxiliar a planejar, dinamizar, executar propostas pedagógica com a utilização de recursos tecnológicos e avaliar o desenvolvimento dos alunos e da aprendizagem, elaborar atividades pedagógicas que contribuirão para a construção de conhecimentos significativos para os alunos. Este produto educacional foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e consiste em apresentar quatro propostas de inserção de tecnologias digitais como facilitadoras do planejamento da aula, da execução em sala de aula e da avaliação da aprendizagem. Ao elaborar este material levamos em conta a necessidade de propor uma pequena mudança das práticas de sala de aula, com a introdução de pequenas ações com o uso de tecnologias digitais para dinamizar a aprendizagem, voltar a atenção do aluno para o conteúdo e facilitar o processo de avaliação para o professor. Entendemos que não é apenas no Ensino de Ciências que estas propostas podem ser usadas, mas em qualquer outra disciplina e mesmo que as sugestões que constam neste material fiquem obsoletas, acreditamos que utilizar estes recursos como ferramenta pedagógica, abrirá caminho para descobrir outras propostas tão dinâmicas, versáteis e interessantes como as que constam neste produto. Convidamos, então, para que aprecie este trabalho como forma de transformação para sua sala de aula e para sua prática e que o mesmo lhe seja útil. Nossa intenção é de sugerir possibilidade de melhorias, tendo em vista que o aluno atual é bem mais conectado e “antenado”. Esperamos que desperte o seu interesse pela temática, lhe incentivando a aprofundar os conhecimentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1340 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECEM-UEPB Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO-EDUCACIONAL-ARIDELSON-JOABSON.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568408/2/PRODUTO-EDUCACIONAL-ARIDELSON-JOABSON.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons