TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aridelson Joabson Almeida de-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTIAGO, Zélia Maria de Arruda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-18T16:37:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-18T16:37:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO-EDUCACIONAL-ARIDELSON-JOABSONpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568408-
Resumo: dc.description.abstractA docência é uma prática desafiadora nos tempos atuais, dificilmente afastará as tecnologias do contexto escolar, pois estão inseridas em diversos setores da sociedade, executando as mais variadas funções. Tais recursos tecnológicos oferecem à escola, um meio enriquecedor para melhoramento da práxis pedagógica. Este manual de orientações pedagógicas foi pensado como recurso para lhe auxiliar a planejar, dinamizar, executar propostas pedagógica com a utilização de recursos tecnológicos e avaliar o desenvolvimento dos alunos e da aprendizagem, elaborar atividades pedagógicas que contribuirão para a construção de conhecimentos significativos para os alunos. Este produto educacional foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e consiste em apresentar quatro propostas de inserção de tecnologias digitais como facilitadoras do planejamento da aula, da execução em sala de aula e da avaliação da aprendizagem. Ao elaborar este material levamos em conta a necessidade de propor uma pequena mudança das práticas de sala de aula, com a introdução de pequenas ações com o uso de tecnologias digitais para dinamizar a aprendizagem, voltar a atenção do aluno para o conteúdo e facilitar o processo de avaliação para o professor. Entendemos que não é apenas no Ensino de Ciências que estas propostas podem ser usadas, mas em qualquer outra disciplina e mesmo que as sugestões que constam neste material fiquem obsoletas, acreditamos que utilizar estes recursos como ferramenta pedagógica, abrirá caminho para descobrir outras propostas tão dinâmicas, versáteis e interessantes como as que constam neste produto. Convidamos, então, para que aprecie este trabalho como forma de transformação para sua sala de aula e para sua prática e que o mesmo lhe seja útil. Nossa intenção é de sugerir possibilidade de melhorias, tendo em vista que o aluno atual é bem mais conectado e “antenado”. Esperamos que desperte o seu interesse pela temática, lhe incentivando a aprofundar os conhecimentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1340 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM-UEPB Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons