ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Marivânia Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributor.authorONOFRE, Eduardo Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-18T15:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-18T15:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educacional-Marivânia-Cavalcanti-Ferreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568407-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia didático foi elaborado com o intuito de ajudar professores de ciências, alunos e comunidade escolar no geral, a incluir alunos quilombolas nas aulas de ciências, ministradas na sala de aula regular. Este manual está vinculado ao texto da Dissertação de Mestrado desenvolvido no PPGECEM – UEPB, defendida no ano de 2019. Logo, colocamos nesse material um breve histórico sobre o caminho da inclusão, as questões ligadas aos quilombolas, sua história e suas conquistas. A aprovação da Lei 10.639 promulgada em 9 de janeiro de 2003 que altera a lei 9.394/96 e insere os artigo 26-A com redação dada pela lei 11.645/08 que obriga as escolas a trabalharem a temática étnico-racial e indígena em seus currículos, aliada a luta do movimento negro, expôs a fragilidade do tratamento dessas questões dentro da comunidades escolares. Completada mais de uma década da lei, poucas mudanças tem sido observadas na prática escolar, o que evidencia a necessidade de se ampliar o debate e a pesquisa em torno de identificar as dificuldades e entraves de sua implementação. Essa cartilha é produto da Dissertação intitulada “ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental”, de autoria de Marivânia Cavalcanti Ferreira, e se destina aos professores de ensino fundamental – séries finais – , com o intuito de oferecer um caminho de ações que possibilite o trabalho com o ensino de ciências nas escolas quilombolas, auxiliando a reflexão e inserção de conteúdos que reconheçam e valorizem os conhecimentos articulados entre a ciência e os povos africanos e afrodescendentes. Enfim, esperamos contribuir com sugestões fornecidas por este livro, para que você possa transformar as aulas de Ciências em um ambiente de inclusão, discussão e de muitas produções de significados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent312 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnociênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Finaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM-UEPB Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons