
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALVINO, LIGIANE GOMES MARINHO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-18T02:23:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-18T02:23:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ligiane-Gomes-Marinho-Salvino | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568386 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A MATinclusiva – Tecnologia Assistiva no ensino de matemática – é um produto que resultou de uma pesquisa intitulada Tecnologia Assistiva no Ensino de Matemática para um aluno cego do ensino fundamental: desafios e possibilidades, realizada no âmbito do Mestrado profissional do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande. Regulamentado pela portaria normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado profissional, basicamente, diferencia-se do acadêmico pela obrigatoriedade de um produto final. Assim, optei pela produção desta cartilha, cujo foco está na formação de professores para o ensino de matemática de alunos com deficiência visual. Você vai logo perceber que, de modo proposital, o texto não apresenta uma linguagem científica, que foi reservada para dissertação, em que você encontra todo o estudo desenvolvido. Ao contrário, faço questão de conversar com você como colegas de profissão, e mesmo que não seja professor nem profissional da Educação, você tem o meu agradecimento por se dispor a “ouvir” minha pequena experiência acerca do ensino de matemática para cegos. Aqui você não vai encontrar soluções prontas, pois elas não existem. Este material também não vai lhe capacitar para usar os diversos produtos de tecnologia assistiva (TA), mas você poderá compreender que (1) é possível ensinar matemática a um aluno cego; (2) que um aluno cego pode aprender matemática; (3) e que existem soluções gratuitas e baratas para o ensino inclusivo de matemática para cegos. Compartilho com você minha experiência, com o objetivo de disseminar a educação matemática para cegos, e estimular a prática inclusiva nos professores e em outros atores da educação. Para isso, apresento conceitos elementares sobre o tema e os recursos de TA selecionados/produzidos e aplicados com o sujeito da pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1817 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGECEM-UEPB Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ligiane-Gomes-Marinho-Salvino.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568386/2/Ligiane-Gomes-Marinho-Salvino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons