TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALVINO, LIGIANE GOMES MARINHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-18T02:23:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-18T02:23:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherLigiane-Gomes-Marinho-Salvinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568386-
Resumo: dc.description.abstractA MATinclusiva – Tecnologia Assistiva no ensino de matemática – é um produto que resultou de uma pesquisa intitulada Tecnologia Assistiva no Ensino de Matemática para um aluno cego do ensino fundamental: desafios e possibilidades, realizada no âmbito do Mestrado profissional do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande. Regulamentado pela portaria normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado profissional, basicamente, diferencia-se do acadêmico pela obrigatoriedade de um produto final. Assim, optei pela produção desta cartilha, cujo foco está na formação de professores para o ensino de matemática de alunos com deficiência visual. Você vai logo perceber que, de modo proposital, o texto não apresenta uma linguagem científica, que foi reservada para dissertação, em que você encontra todo o estudo desenvolvido. Ao contrário, faço questão de conversar com você como colegas de profissão, e mesmo que não seja professor nem profissional da Educação, você tem o meu agradecimento por se dispor a “ouvir” minha pequena experiência acerca do ensino de matemática para cegos. Aqui você não vai encontrar soluções prontas, pois elas não existem. Este material também não vai lhe capacitar para usar os diversos produtos de tecnologia assistiva (TA), mas você poderá compreender que (1) é possível ensinar matemática a um aluno cego; (2) que um aluno cego pode aprender matemática; (3) e que existem soluções gratuitas e baratas para o ensino inclusivo de matemática para cegos. Compartilho com você minha experiência, com o objetivo de disseminar a educação matemática para cegos, e estimular a prática inclusiva nos professores e em outros atores da educação. Para isso, apresento conceitos elementares sobre o tema e os recursos de TA selecionados/produzidos e aplicados com o sujeito da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1817 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM-UEPB Mestrado Profissionalpt_BR
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