PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, BRUNA TAYANE DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-18T02:13:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-18T02:13:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherBruna-Tayane-da-Silva-Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568385-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi organizado como um meio de possibilitar a adaptação das aulas de Química Orgânica para alunos com deficiência visual inseridos na escola regular, de modo a tornar as aulas menos visuais com a construção do conhecimento a partir da audição e do tato. A proposta foi realizada em aulas de reforço da disciplina em um instituto especializado de atendimento a deficientes visuais, por isso considerou-se a necessidade de materiais adaptados para promover aos educandos o contato com a parte prática da ciência, não apenas a teórica. Dessa maneira, esse produto educacional se constitui como um material pedagógico, no qual, com a mediação de um professor de Química, é possível construir conceitos e representações de Química Orgânica para alunos com deficiência visual inseridos em sala de aula regular, de modo que sejam minimizados os obstáculos que tais alunos encontram no processo de aprendizagem de conteúdos científicos puramente visuais. Na elaboração de tal produto objetivamos, não só contribuir com a educação inclusiva de jovens deficientes visuais, mas também fornecer uma formação crítica e reflexiva onde os alunos são capazes de construir seu próprio conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1179 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visualpt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM-UEPB Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons