Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, BRUNA TAYANE DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-18T02:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-18T02:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Bruna-Tayane-da-Silva-Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568385 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi organizado como um meio de possibilitar a adaptação das aulas de Química Orgânica para alunos com deficiência visual inseridos na escola regular, de modo a tornar as aulas menos visuais com a construção do conhecimento a partir da audição e do tato. A proposta foi realizada em aulas de reforço da disciplina em um instituto especializado de atendimento a deficientes visuais, por isso considerou-se a necessidade de materiais adaptados para promover aos educandos o contato com a parte prática da ciência, não apenas a teórica. Dessa maneira, esse produto educacional se constitui como um material pedagógico, no qual, com a mediação de um professor de Química, é possível construir conceitos e representações de Química Orgânica para alunos com deficiência visual inseridos em sala de aula regular, de modo que sejam minimizados os obstáculos que tais alunos encontram no processo de aprendizagem de conteúdos científicos puramente visuais. Na elaboração de tal produto objetivamos, não só contribuir com a educação inclusiva de jovens deficientes visuais, mas também fornecer uma formação crítica e reflexiva onde os alunos são capazes de construir seu próprio conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1179 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENHANDO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECEM-UEPB Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Bruna-Tayane-da-Silva-Lima.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568385/2/Bruna-Tayane-da-Silva-Lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons