O GÊNERO RELATÓRIO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Lúcia de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-17T18:51:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-17T18:51:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-17-
identificador: dc.identifier.otherO GENERO RELATORIO DE ESTAGIO POS-DOUTORAL - E-BOOK- RICARDO JORGE E LUCIA DE FATIMA_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568323-
Resumo: dc.description.abstractEste relatório de pesquisa apresenta as atividades desenvolvidas no projeto de pós-doutorado, realizado no período de março de 2018 a maio de 2019. Nesse período, o pesquisador participou de aulas da disciplina Linguística Aplicada no PPGLL/UFAL (2018.1), de eventos locais e nacionais, de bancas de mestrado e de doutorado, de pesquisas correlacionadas ao presente objeto, dentre outras atividades atinentes à discussão. Em relação ao objeto de investigação proposto, cumprimos o plano de trabalho traçado. O tema central de discussão, principalmente, por abordar o Ethos docente, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em sua formação inicial (2010-2014), num contexto público específico, como é o caso da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, está diretamente ligado às discussões que tratam da argumentação em sua multiplicidade epistemológica. Estudos relacionados à Argumentação Retórica e à Argumentação na Língua; além dos estudos voltados aos Letramentos Acadêmico e Docente no campo multidisciplinar de estudos/investigações da Linguística Aplicada, além dos Saberes Profissionais Docentes nos foram imprescindíveis à elaboração de nossas reflexões. Os resultados deste trabalho são apresentados como propositivos, com base nas análises das enunciações, práticas argumentativas, dos sujeitos, egressos do PIBID, no sentido de possibilitar reflexões sobre a relevância da escrita reflexiva sobre a/na docência, em especial, em Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento do Ethos docente de sujeitos em processos formativos profissionais, que julgamos ser uma das facetas do letramento do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,94 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEthospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento docentept_BR
Título: dc.titleO GÊNERO RELATÓRIO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstágio Pós-Doutoralpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons