Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Lúcia de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-17T18:51:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-17T18:51:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | O GENERO RELATORIO DE ESTAGIO POS-DOUTORAL - E-BOOK- RICARDO JORGE E LUCIA DE FATIMA_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este relatório de pesquisa apresenta as atividades desenvolvidas no projeto de pós-doutorado, realizado no período de março de 2018 a maio de 2019. Nesse período, o pesquisador participou de aulas da disciplina Linguística Aplicada no PPGLL/UFAL (2018.1), de eventos locais e nacionais, de bancas de mestrado e de doutorado, de pesquisas correlacionadas ao presente objeto, dentre outras atividades atinentes à discussão. Em relação ao objeto de investigação proposto, cumprimos o plano de trabalho traçado. O tema central de discussão, principalmente, por abordar o Ethos docente, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em sua formação inicial (2010-2014), num contexto público específico, como é o caso da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, está diretamente ligado às discussões que tratam da argumentação em sua multiplicidade epistemológica. Estudos relacionados à Argumentação Retórica e à Argumentação na Língua; além dos estudos voltados aos Letramentos Acadêmico e Docente no campo multidisciplinar de estudos/investigações da Linguística Aplicada, além dos Saberes Profissionais Docentes nos foram imprescindíveis à elaboração de nossas reflexões. Os resultados deste trabalho são apresentados como propositivos, com base nas análises das enunciações, práticas argumentativas, dos sujeitos, egressos do PIBID, no sentido de possibilitar reflexões sobre a relevância da escrita reflexiva sobre a/na docência, em especial, em Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento do Ethos docente de sujeitos em processos formativos profissionais, que julgamos ser uma das facetas do letramento do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ethos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento docente | pt_BR |
Título: dc.title | O GÊNERO RELATÓRIO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estágio Pós-Doutoral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons