REFLEXÕES E ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES NO INÍCIO DA CARREIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Daiana Estrela Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOZA, Pedro Lucio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-17T03:00:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-17T03:00:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO-EDUCACIONAL-DAIANA-ESTRELA-FERREIRA-BARBOSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568284-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional refere-se a pesquisa de Mestrado intitulada “A formação do professor de matemática: uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente”, neste trabalho tivemos como objetivo identificar as principais dificuldades vivenciadas por professores de matemática nos anos inicias da carreira docente e relatar como professores em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa. Os participantes desta pesquisa foram seis professores de matemática de escolas públicas e privadas da educação básica com até três anos de exercício em sala de aula após ter concluído o curso de licenciatura em matemática. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados levando em consideração leituras da literatura vigente sobre o tema. Entre os resultados obtidos destacamos as principais dificuldades relatadas pelos professores de matemática em início de carreira que participaram da pesquisa. Entre as questões mais apontadas estão as condições de trabalho, falta de apoio da escola, o aspecto formal da (in)disciplina na sala de aula, a relação com os demais professores e com a gestão da escola e a supressa ao se depararem com a realidade escolar bem distinta da que idealizaram. Os relatos dos participantes sugerem também, que muitos dos problemas que ocorrem no início da carreira se devem as lacunas existentes nos cursos de formação inicial ao privilegiar mais os conhecimentos acadêmicos do que os relacionados à docência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent480 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarreira docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFazer pedagógicopt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES E ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES NO INÍCIO DA CARREIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM - UEPB - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons