Tecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste.

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Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Cristiano Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-17T23:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-17T23:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-CHRISTIANO-CORDEIRO-SOARESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568276-
Resumo: dc.description.abstractTimor-Leste é o primeiro país asiático a se tornar independente no terceiro milênio, haja ter conquistado sua soberania em 2002. Por outorgar o português como uma de suas línguas oficiais, o governo brasileiro, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, assumiu o compromisso internacional de ajudar na reconstrução desta nação recém liberta. Tendo em vista a conjuntura global hodierna em que a interculturalidade norteia o diálogo entre os povos, bem como a importância do ensino de matemática para o progresso de um país e sua transnacionalidade, entendemos como imprescindível a execução de políticas públicas, sobretudo educacionais que possam favorecer nações menos desenvolvidas, desde que se respeite a realidade sociocultural. Nesse sentido, com ênfase na cooperação entre Brasil e Timor-Leste, a presente pesquisa tem por finalidade refletir como a etnomatemática pode auxiliar na reconstrução educacional de Timor-Leste. O estudo é uma pesquisa-ação, de caráter qualiquantitativo, descritivo e analítico, que contou com a participação de 10 timorenses como sujeitos da pesquisa. O aporte teórico se fundamentou essencialmente pelas abordagens da pedagogia educacional de Paulo Freire e pelos pressupostos da etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Análise documental, entrevistas e a observação participativa foram os procedimentos metodológicos utilizados na coleta das informações. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que, mesmo após uma década e meia da independência de Timor-Leste, o sistema educacional timorense ainda enfrenta enormes desafios herdados da época que esteve dominado por outros países e dos sucessivos conflitos para a libertação. Constatamos também que o país possui uma imensa riqueza cultural que pode facilitar o processo de ensino e de aprendizagem de matemática e de outras disciplinas nas eskolas timorenses, a partir da perspectiva etnomatemática. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para novas e instigantes discussões sobre os estudos etnomatemáticos, bem como práticas educativas alternativas possam ser implantadas nas eskolas em Timor-Leste.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3475 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTimor-Lestept_BR
Título: dc.titleTecendo saberes etnomatemáticos: um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM-UEPB Mestrado Profissionalpt_BR
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