UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

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Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, Dhiego Vieira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-17T00:18:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-17T00:18:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherDhiego-Vieira-Amaralpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568223-
Resumo: dc.description.abstractA presente produção educacional relata um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de Matemática no Ensino Médio, para o ensino de geometria. Essa proposta de ensino se constituiu devido às dificuldades enfrentadas pelos professores em ministrar aulas com os conteúdos dessa área e assim promover um ensino de qualidade. Nesse sentido, este produto pedagógico faz parte da dissertação de Mestrado de Dhiego Vieira do Amaral, intitulada “REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES”. A referida pesquisa, através das aulas sobre o conteúdo de geometria plana que foram ministradas na turma do 2º ano “A” do Ensino Médio, do turno manhã, verificou e analisou a importância e as contribuições do trabalho com o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), por meio da utilização dos materiais disponíveis no LIM. Dessa forma, em nossa pesquisa, buscamos identificar se o Laboratório Interativo de Matemática e a maneira como ele foi inserido na escola está convergente ao que a literatura apresenta sobre a implantação e utilização do LEM nas instituições de ensino. Além disso, tentou-se responder a seguinte questão: O que o LIM traz de novidade que não é apresentada na literatura referente ao LEM? Claro, que esse questionamento nos levou a refletir sobre as contribuições e inovações que o Laboratório Interativo traz para o trabalho docente que não são encontradas no Laboratório de Ensino de Matemática. Assim, procuramos identificar quais potencialidades que este apresenta com os seus MDM produzidos com materiais diferenciados (acrílico, plástico, emborrachado e metal) e se a maneira mais móvel do mesmo facilita o trabalho do professor. Também, analisamos quais são as limitações que este apresenta para o desenvolvimento das aulas de matemática e se o mesmo pode de alguma forma contribuir de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho teve um cunho qualitativo, no qual foi desenvolvida a modalidade de pesquisa pedagógica, pois a mesma possibilita um estudo empírico de observação do espaço social que é a sala de aula e abrange ainda os estudos históricos, antropológicos e sociológicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2043 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório Interativo de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de Educação Matemáticapt_BR
Título: dc.titleUTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM - UEPB - Mestrado Profissionalpt_BR
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