Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMARAL, Dhiego Vieira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-17T00:18:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-17T00:18:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dhiego-Vieira-Amaral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente produção educacional relata um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de Matemática no Ensino Médio, para o ensino de geometria. Essa proposta de ensino se constituiu devido às dificuldades enfrentadas pelos professores em ministrar aulas com os conteúdos dessa área e assim promover um ensino de qualidade. Nesse sentido, este produto pedagógico faz parte da dissertação de Mestrado de Dhiego Vieira do Amaral, intitulada “REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): LIMITAÇÕES, INOVAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES”. A referida pesquisa, através das aulas sobre o conteúdo de geometria plana que foram ministradas na turma do 2º ano “A” do Ensino Médio, do turno manhã, verificou e analisou a importância e as contribuições do trabalho com o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), por meio da utilização dos materiais disponíveis no LIM. Dessa forma, em nossa pesquisa, buscamos identificar se o Laboratório Interativo de Matemática e a maneira como ele foi inserido na escola está convergente ao que a literatura apresenta sobre a implantação e utilização do LEM nas instituições de ensino. Além disso, tentou-se responder a seguinte questão: O que o LIM traz de novidade que não é apresentada na literatura referente ao LEM? Claro, que esse questionamento nos levou a refletir sobre as contribuições e inovações que o Laboratório Interativo traz para o trabalho docente que não são encontradas no Laboratório de Ensino de Matemática. Assim, procuramos identificar quais potencialidades que este apresenta com os seus MDM produzidos com materiais diferenciados (acrílico, plástico, emborrachado e metal) e se a maneira mais móvel do mesmo facilita o trabalho do professor. Também, analisamos quais são as limitações que este apresenta para o desenvolvimento das aulas de matemática e se o mesmo pode de alguma forma contribuir de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho teve um cunho qualitativo, no qual foi desenvolvida a modalidade de pesquisa pedagógica, pois a mesma possibilita um estudo empírico de observação do espaço social que é a sala de aula e abrange ainda os estudos históricos, antropológicos e sociológicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2043 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório Interativo de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório de Educação Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO INTERATIVO DE MATEMÁTICA (LIM): APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECEM - UEPB - Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dhiego-Vieira-Amaral.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568223/2/Dhiego-Vieira-Amaral.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons