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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRAZOLINO, LUTIANNI DIAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURÃO, LÚCIA CARDOSO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-16T03:14:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-16T03:14:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568147 | - |
Resumo: dc.description.abstract | INTRODUÇÃO O produto descrito na dissertação foi a elaboração, validação e instituição de um formulário socioeconômico para traçar, continuamente, o perfil discente do ingressante na escola cenário da pesquisa. A proposta de conhecer formalmente o perfil do ingressante desta escola surgiu como demanda coletiva de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da socioclínica institucional, utilizando-se a intervenção. Justificava-se visto que a escola encontrava-se em processo de revisão do seu Projeto Político Pedagógico e, durante as intervenções foram evidenciadas falhas no planejamento escolar que precisavam ser corrigidas na revisão. OBJETIVO As discussões acerca da formação profissional nesta escola, objetivo primário da pesquisa, demonstravam que os professores se preocupavam e consideravam a situação socioeconômica dos alunos como potencial dificultador no seu processo de formação. Considerando que a construção do PPP deve considerar as diversas especificidades locais a fim de se elaborar uma proposta pedagógica coerente com a realidade em que a escola está inserida, o perfil do ingressante tentou compreender possíveis dificultadores e facilitadores no itinerário do aluno e, consequentemente, sinalizava ao grupo a necessidade de uma proposta pedagógica que melhor atendesse às necessidades deste perfil. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional na modalidade socioclínica institucional das práticas profissionais. De forma geral, pode-se dizer que a Análise Institucional tem por finalidade compreender a realidade social a partir das ações e discursos de seus sujeitos. CONCLUSÃO Por ser um mestrado em ensino na saúde, impactou positivamente tanto nos processos de trabalho da escola quanto nos processos de educação permanente que exerço na gestão da vigilância ambiental em duas regiões de saúde de Minas Gerais. O aprendizado adquirido, tanto no campo do ensino como da análise institucional, qualificou os processos ao permitir novos olhares sobre como as relações sociais interferem na construção do conhecimento nos espaços profissionais. REFERÊNCIAS Monceau Gilles. Transformer les pratiques pour les connaître: recherche-action et professionnalisation enseignante. Educação e Pesquisa [internet]. 2005 [cited 2018 Aug 1]; 31 (3): 467-482. Costa FC, Borges EL, Donoso MTV. Perfil dos alunos de curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais. Rev. Enferm. Cent. O. Min. [internet]. 2013 [cited 2018 Aug 1]; 3 (1): 554-68. L’ABBATE, S. Análise Institucional e Intervenção: breve referência à gênese social e histórica de uma articulação e sua aplicação na Saúde Coletiva. Universidade Estadual de Campinas, Mnemosine,v.8, nº1, p. 194-219, 2012. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 122 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil socioeconômico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Institucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil discente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Ensino na Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM.pdf | Formulário | 122,56 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568147/1/FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM.pdfDownload |
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