FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRAZOLINO, LUTIANNI DIAS-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURÃO, LÚCIA CARDOSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-16T03:14:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-16T03:14:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherFORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568147-
Resumo: dc.description.abstractINTRODUÇÃO O produto descrito na dissertação foi a elaboração, validação e instituição de um formulário socioeconômico para traçar, continuamente, o perfil discente do ingressante na escola cenário da pesquisa. A proposta de conhecer formalmente o perfil do ingressante desta escola surgiu como demanda coletiva de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da socioclínica institucional, utilizando-se a intervenção. Justificava-se visto que a escola encontrava-se em processo de revisão do seu Projeto Político Pedagógico e, durante as intervenções foram evidenciadas falhas no planejamento escolar que precisavam ser corrigidas na revisão. OBJETIVO As discussões acerca da formação profissional nesta escola, objetivo primário da pesquisa, demonstravam que os professores se preocupavam e consideravam a situação socioeconômica dos alunos como potencial dificultador no seu processo de formação. Considerando que a construção do PPP deve considerar as diversas especificidades locais a fim de se elaborar uma proposta pedagógica coerente com a realidade em que a escola está inserida, o perfil do ingressante tentou compreender possíveis dificultadores e facilitadores no itinerário do aluno e, consequentemente, sinalizava ao grupo a necessidade de uma proposta pedagógica que melhor atendesse às necessidades deste perfil. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional na modalidade socioclínica institucional das práticas profissionais. De forma geral, pode-se dizer que a Análise Institucional tem por finalidade compreender a realidade social a partir das ações e discursos de seus sujeitos. CONCLUSÃO Por ser um mestrado em ensino na saúde, impactou positivamente tanto nos processos de trabalho da escola quanto nos processos de educação permanente que exerço na gestão da vigilância ambiental em duas regiões de saúde de Minas Gerais. O aprendizado adquirido, tanto no campo do ensino como da análise institucional, qualificou os processos ao permitir novos olhares sobre como as relações sociais interferem na construção do conhecimento nos espaços profissionais. REFERÊNCIAS Monceau Gilles. Transformer les pratiques pour les connaître: recherche-action et professionnalisation enseignante. Educação e Pesquisa [internet]. 2005 [cited  2018  Aug 1]; 31 (3): 467-482. Costa FC, Borges EL, Donoso MTV. Perfil dos alunos de curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais. Rev. Enferm. Cent. O. Min. [internet]. 2013 [cited  2018  Aug 1]; 3 (1): 554-68.  L’ABBATE, S. Análise Institucional e Intervenção: breve referência à gênese social e histórica de uma articulação e sua aplicação na Saúde Coletiva. Universidade Estadual de Campinas, Mnemosine,v.8, nº1, p. 194-219, 2012.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent122 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPerfil socioeconômicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Institucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerfil discentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleFORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DO INGRESSANTE DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeplanilhapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino na Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons