Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Mendonça Felipe, Elisama | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Resende Vieira, Edite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-16T02:06:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-16T02:06:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Elisama | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “Investigar e explorar o gráfico da função quadrática com o GeoGebra: reflexões em uma sequência didática sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica” teve como objetivo verificar em que medida a utilização do software GeoGebra poderá auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na interpretação gráfica da função quadrática. O estudo foi realizado com alunos do ensino regular do Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, localizado em Nova Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, motivado pelas dificuldades recorrentes apresentadas pelos alunos em interpretar os gráficos da função quadrática. Os aportes teóricos da referida pesquisa basearam-se na Teoria dos Registros das Representações Semióticas, de Raymond Duval, nos estudos de Marcelo Bairral, sobre os dispositivos móveis na Educação Matemática e na sequência didática como prática educativa, segundo Antoni Zabala. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. As atividades aplicadas no estudo integraram uma sequência didática que originou este caderno de atividades, produto educacional da pesquisa. Verificou-se que as atividades proporcionaram debates muito significativos e propiciaram a formulação de conjecturas, estimulando o pensamento matemático. Os dispositivos móveis possibilitaram a utilização de tecnologias digitais em sala de aula, viabilizando o trabalho com o software GeoGebra. A visualização simultânea das representações gráfica e algébrica da função quadrática, possibilitada pelo referido aplicativo, proporcionou o estabelecimento de relações entre tais representações, facilitando a interpretação do gráfico pelos alunos. Os resultados também indicaram que os estudantes despertaram para situações do cotidiano em que a parábola se faz presente, ampliando a visão para uma Matemática além dos limites de sala de aula. Ficou evidente ainda a importância de um planejamento por parte da professora a fim de auxiliar os alunos na superação das dificuldades e constituir um ambiente propício à aquisição de conhecimentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 924 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Função Quadrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação Gráfica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | A interpretação do gráfico da função quadrática: aprendendo com o GeoGebra | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminário de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Elisama.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/568146/2/Produto Educacional_Elisama.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons