Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PPGEB/ CAp/UERJ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-14T17:34:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-14T17:34:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Meninas bonitas – roteiro para implementação de uma oficina literária que aborde as temáticas da identidade negra e do empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da literatura Infantil | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este roteiro pedagógico na perspectiva da educação antirracista é resultado de uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no ano de 2019 em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Investigou-se de que forma a literatura infantil pode colaborar na construção de uma identidade mais positiva para as meninas negras. Participei dela como mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – PPGEB/CAp-UERJ, sob a orientação da Dra. Helena M. M. Araújo. Esta é uma pesquisa com recorte interseccional, ou seja, são levadas em consideração questões relativas à raça/etnia e gênero, buscando os pontos de contato entre estas e a literatura como força propulsora na construção identitária. No entanto, apesar de ter delimitado os sujeitos da pesquisa por sexo e a justificativa para esta escolha ter sido explicitada no corpo desta dissertação, não foram utilizados raça, fenótipo, auto declaração ou afins como critérios de delimitação dos sujeitos. Parti do princípio de que seria proveitoso participarem da pesquisa meninas pretas, mestiças e brancas para que, afetadas ou não diretamente pelas questões, pudessem estabelecer diálogos entre suas vivências e enriquecessem o processo. Aliás, a escolha de meninas que se declarem brancas em participar de um grupo que vai discutir identidade negra e empoderamento feminino, já pode mostrar o quanto elas se sentem, de alguma forma, envolvidas com a temática. Tive como objetivos: promover a implementação da lei 10.639/03, que obriga o ensino da História e Cultura Afro-brasileira em estabelecimentos educacionais no ensino fundamental e médio; compartilhar uma ação antirracista desenvolvida no ambiente escolar; estimular outros educadores a apropriarem-se dessa experiência e repetirem em seus espaços educativos, adequando em maior ou menor grau às suas realidades; fomentar o desenvolvimento de outras ações de educação antirracistas, dentro e fora da escola, a partir da reflexão sobre a prática;ratificar o texto literário como agente propulsor de mudanças e reflexões na dimensão da educação antirracista. Como não conseguimos apoio para uma publicação editorial em pequena tiragem ou para impressão em gráfica, o texto e as ilustrações feitas pelas "meninas bonitas" foram diagramados, impressos e encadernados numa papelaria. Foram feitas cópias para as meninas, uma para cada, para a Sala de Leitura da escola, para o Programa do Mestrado – PPGEB/CAp-UERJ, para a pesquisadora e sua orientadora. Foi preparada uma outra autorização, na qual era pedida a permissão dos responsáveis para que os nomes verdadeiros das meninas saíssem no livro e estritamente nele. Os livros só poderão ser reproduzidos com a autorização da pesquisadora. Afinal, dentro da proposta de educação antirracista de empoderamento das meninas, de autoria diante daquela ação de combate ao racismo, era importante que elas fossem identificadas diante de seus pares. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista.. Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combate ao racismo | - |
Título: dc.title | Meninas bonitas – roteiro para implementação de uma oficina literária que aborde as temáticas da identidade negra e do empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da literatura Infantil. ISBN: 978-85-89-382-70-0. Prefixo editorial: 89382 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Interdisciplinar: educação antirracista | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Meninas bonitas Roteiro impresso versao definitiva.pdf | 975,95 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/567963/2/Meninas bonitas Roteiro impresso versao definitiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: