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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Luciane Miara, Marisol | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cesar Danhoni Neves, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Agatha Parrilha da Silva, Josie | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-12T23:29:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-12T23:29:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-BOOK Praxinoscópio e Zootrópio Brinquedos Ópticos na Relação Arte-Ciência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desenvolvimento científico foi responsável por consolidar o início da ciência moderna. A presente pesquisa procurou problematizar a necessidade de aproximar Arte e Ciência reelaborando os aparelhos ópticos Zootrópio e Praxinoscópio, desenvolvendo, assim, o conhecimento artístico e o cientifico por meio de uma atividade lúdica e interdisciplinar entre Arte e Física. Para tanto foi fundamental o princípio da percepção visual e o da ilusão óptica, utilizando-se da movimentação de quadros estáticos (frame by frame). A reconstrução destes instrumentos ancorou-se nas oficinas de um Projeto de Extensão intitulado “Técnicas de Representação da Imagem: Do Renascimento à Fotografia”, dividida em duas oficinas especificas “Zootrópio: uma arte vista entre frestas luminosas” e “Praxinoscópio: o reflexo fragmentado da animação”. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados em suas modalidades qualitativa e descritiva, tendo como fonte direta as informações mais próximas do ambiente escolar natural. Na fundamentação da pesquisa destacaram-se alguns teóricos, que abordaram fenômenos físicos presentes na vida cotidiana, como Perelman, Arnheim, Crary, Santaella, Fogliano e Lucena envolvendo as diferentes análises sobre a percepção visual e sua influência para cada observador na identificação de diferentes objetos. A narração histórica e cronológica dos primeiros inventos ópticos foram baseados em Briggs e Burgue, abordando as questões que envolvem a imagem enquanto forma de comunicação, especialmente com o advento da fotografia. A pesquisa finaliza-se com os resultados das oficinas e as observações dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Ponta Grossa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ARTE E CIÊNCIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FOTOGRAFIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRAXINOSCÓPIO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ZOOTRÓPIO | pt_BR |
Título: dc.title | Praxinoscópio e Zootrópio: Brinquedos Ópticos na Relação Arte-Ciência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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