Praxinoscópio e Zootrópio: Brinquedos Ópticos na Relação Arte-Ciência

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Autor(es): dc.contributor.authorLuciane Miara, Marisol-
Autor(es): dc.contributor.authorCesar Danhoni Neves, Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorAgatha Parrilha da Silva, Josie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-12T23:29:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-12T23:29:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-09-
identificador: dc.identifier.otherE-BOOK Praxinoscópio e Zootrópio Brinquedos Ópticos na Relação Arte-Ciênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567765-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento científico foi responsável por consolidar o início da ciência moderna. A presente pesquisa procurou problematizar a necessidade de aproximar Arte e Ciência reelaborando os aparelhos ópticos Zootrópio e Praxinoscópio, desenvolvendo, assim, o conhecimento artístico e o cientifico por meio de uma atividade lúdica e interdisciplinar entre Arte e Física. Para tanto foi fundamental o princípio da percepção visual e o da ilusão óptica, utilizando-se da movimentação de quadros estáticos (frame by frame). A reconstrução destes instrumentos ancorou-se nas oficinas de um Projeto de Extensão intitulado “Técnicas de Representação da Imagem: Do Renascimento à Fotografia”, dividida em duas oficinas especificas “Zootrópio: uma arte vista entre frestas luminosas” e “Praxinoscópio: o reflexo fragmentado da animação”. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados em suas modalidades qualitativa e descritiva, tendo como fonte direta as informações mais próximas do ambiente escolar natural. Na fundamentação da pesquisa destacaram-se alguns teóricos, que abordaram fenômenos físicos presentes na vida cotidiana, como Perelman, Arnheim, Crary, Santaella, Fogliano e Lucena envolvendo as diferentes análises sobre a percepção visual e sua influência para cada observador na identificação de diferentes objetos. A narração histórica e cronológica dos primeiros inventos ópticos foram baseados em Briggs e Burgue, abordando as questões que envolvem a imagem enquanto forma de comunicação, especialmente com o advento da fotografia. A pesquisa finaliza-se com os resultados das oficinas e as observações dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Ponta Grossa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectARTE E CIÊNCIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFOTOGRAFIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRAXINOSCÓPIOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectZOOTRÓPIOpt_BR
Título: dc.titlePraxinoscópio e Zootrópio: Brinquedos Ópticos na Relação Arte-Ciênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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