MPES/TICPES - A PESQUISA-AÇÃO NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A CONSULTA DE PRÉ-NATAL À ADOLESCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-
Autor(es): dc.contributor.authorCOIMBRA, WILLIAM DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, HELEN CAMPOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-12T21:34:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-12T21:34:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-16-
identificador: dc.identifier.otherWILLIAM DA SILVA COIMBRA FINAL 06-11-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567763-
Resumo: dc.description.abstractEm relação ao preparo de profissionais comenta-se a falta de compatibilidade entre o que se ensina no processo de formação e as reais necessidades da população. Tal premissa tem sido alvo de estudos e mobilização dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de apoiar as instituições de ensino superior na superação de contradições e, dessa forma, ajudá-las a preparar profissionais com perfis compatíveis ao compromisso social proposto por cada profissão. Assim, durante a preceptoria em campo clinico de enfermagem, na atenção básica, observou-se assintonia dos acadêmicos de enfermagem na realização da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes grávidas. Para mudar tal situação, objetivou-se elaborar material didático pedagógico que oferecesse aprofundamento e desenvolvimento técnico- científico, visando instrumentalização do acadêmico de enfermagem para adequada atuação junto a essa clientela. Fez-se necessário: identificar no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), campus São Gonçalo, como ocorre o preparo do acadêmico para efetivação das consultas de enfermagem no pré-natal junto as adolescentes; descrever como os discentes vivenciam tal instrumentalização, durante a formação profissional acadêmica; discutir as demandas dessa população e possibilidades de ações de enfermagem no atendimento adequado a essa clientela e, intervir no processo de formação através de material didático pedagógico que instrumentalize os acadêmicos de enfermagem, capacitando-os para as consultas de enfermagem às adolescentes grávidas na rede básica de saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e transversal cuja coleta de dados contemplou o estado da arte sobre a temática; revelou-se a necessidade de intervenção na formação sobre essa atividade, da atenção básica; entrevistou-se (n=57) discentes, do 7o e 8o períodos, pois estavam em fase de estágio supervisionado, momento no qual demonstram a aplicação de conhecimentos adquiridos, excetuando-se os que já eram agentes comunitários e técnicos de enfermagem por entender-se já terem vivenciado cuidados a essa clientela. O método empregado foi Pesquisa-Ação com estabelecimento de três categorias de análise de conteúdo de Bardin: concepção sobre adolescência; consulta de enfermagem e formação. Pelas subcategorias construíram-se as unidades de referencia de significação temática que confirmaram a necessidade de elaboração de material didático para facilitar aquisição de competências, habilidades e atitudes alterando a formação profissional oferecida na instituição e promovendo qualidade na atenção à saúde das adolescentes. O uso do material foi considerado excelente em alguns aspectos, mas há de se realizar alinhamento da teoria ofertada pelas disciplinas e as vivencias oportunizadas no estágio clinico. Conclui-se que a pesquisa-ação mudou a atitude dos discentes do estudo na realização de consultas de enfermagem de pré-natal ás adolescentes.-
Tamanho: dc.format.extent2,80 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes, Assistência Pré-natal, Enfermagem, Desenvolvimento de Pessoal.-
Título: dc.titleMPES/TICPES - A PESQUISA-AÇÃO NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A CONSULTA DE PRÉ-NATAL À ADOLESCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar Para o Sistema Único de Saúde (SUS)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSEMINARIO DE ORIENTAÇÃO-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons