MPES/TICPES - A PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: proposta de diretrizes extraídas das vivências de preceptoras da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, STEPHANEA M. B.-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, C. HELEN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-12T20:22:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-12T20:22:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-06-
identificador: dc.identifier.otherApresentação STEPHA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567745-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: No cenário da enfermagem obstétrica, a preceptoria instituída, refere-se aos profissionais do Sistema Único de Saúde que não são vinculados as instituições de Ensino Superior, porém com importante papel na inserção e socialização do pós-graduado no treinamento em serviço. Por esse motivo investiga-se como o preceptor de enfermagem obstétrica vivencia a práxis de formação e seus desafios, para proposição de diretrizes orientadoras, pois exigências do cuidado e suas nuances que vão dando forma a como fazer “preceptoria”, todavia, conversar e trazer à tona sua práxis, para configurar o “papel social” e quem sabe, dar corpo e dignidade a essa prática Metodologia :Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, transversal, que foi desenvolvida em uma Maternidade Pública do Município do Rio de Janeiro, num encontro, o qual utilizou o método World Café junto a 17 preceptores de enfermagem obstétrica da SMS/RJ Assim, fomentou-se uma rede viva de diálogo colaborativo. Objetivo: responder questões relevantes da práxis dos preceptores, o que possibilitou análise de conteúdo dos temas emergentes conforme proposto por Bardin. Resultados: Percebe-se que a questão maior é não se ter um desenho da identidade profissional desse preceptor e sabe-se que o conhecimento prévio da especialidade é fundamental, mas é compreensível, pois estão pela primeira vez discutindo o que vem a ser essa preceptoria e a relação com o residente. Admite-se não haver um curso preparatório para a preceptoria em enfermagem obstétrica e ainda ela se confunde com vários papéis profissionais. Comentou-se a prática pedagógica que realizam de maneira assistemática, das falas se depreendeu o desejo de concretude do “papel social”, que de fato o que leva a formar alguém é exercício intrínseco. É pessoal, é desafiador, se dá nos processos de conflito da existência profissional e individual. Outro ponto de destaque foi que o preceptor é um facilitador da aprendizagem na práxis, às vezes, fica sobrecarregado. Precisa-se entender em que proporcionalidade estamos usando ou subutilizando esse profissional. Sem receber por isso, excesso de responsabilidade e a saúde mental do profissional pode ser atingida, nessa sobrecarga de responsabilidades. Dos contatos do World Café percebe-se que esses enfermeiros obstétricos vão cumprir seu papel social, implicados nos objetivos do SUS. Lutam para que todos os profissionais que envolvem a enfermagem obstétrica realizem pesquisas que criem evidências de posturas exitosas de preceptoria e do cotidiano da práxis.-
Tamanho: dc.format.extent364 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPreceptoria, Enfermagem Obstétrica e Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.-
Título: dc.titleMPES/TICPES - A PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: proposta de diretrizes extraídas das vivências de preceptoras da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeapresentação-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar Para o Sistema Único de Saúde (SUS)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSEMINARIO DE ORIENTAÇÃO-
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