O USO DO DOCUMENTÁRIO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, PEDRO HENRIQUE-
Autor(es): dc.contributor.authorKUPERMAN, ESTHER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-11T20:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-11T20:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto Pedro Gomes 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567704-
Resumo: dc.description.abstractQual é o valor dado pelos professores e pelas professoras para o uso do documentário na sala de aula? Que facilidades e dificuldades existem para o seu uso? Quais são as possibilidades para o seu uso no contexto da aprendizagem colaborativa crítica? Com base nessas perguntas, realizamos uma pesquisa com professores no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. O nosso laboratório foi um curso de extensão voltado para 11 profissionais da educação básica apoiado numa pesquisa qualitativa de estudo de caso. Por meio das dados e informações oferecidas pelos participantes e de um arcabouço teórico sobre os paradigmas emergentes da educação, elaboramos um dispositivo pedagógico para inspirar professores e professoras para o uso do documentário na sala de aula dentro do contexto da aprendizagem colaborativa crítica. O nosso referencial teórico envolveu reflexões a partir do conceito de aprendizagem colaborativa de Marilda Behrens, a perspectiva crítica de educação de Paulo Freire e Henry Giroux e a concepção sobre o cinema na escola de Marcos Napolitano. Nosso desafio foi, a partir das respostas dos professores e professoras, elaborar uma proposta pedagógica na qual o documentário é usado como um detonador pedagógico para a construção de uma teia de conhecimento, para o letramento midiático e, consequentemente, para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa crítica. Portanto, este dispositivo pedagógico é fruto do diálogo estabelecido com um grupo de professores e professoras atuantes na educação básica, buscando-se resolver as dificuldades e aproveitando-se das possibilidades de uso mencionadas por eles. Esperamos que o dispositivo não seja encarado como uma receita ou guia, mas sim para um objeto pedagógico para inspirar novas práticas docentespt_BR
Tamanho: dc.format.extent48.543pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Colaborativa Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento midiáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem progressistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino pela pesquisapt_BR
Título: dc.titleO USO DO DOCUMENTÁRIO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons