Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, PEDRO HENRIQUE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KUPERMAN, ESTHER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-11T20:12:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-11T20:12:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Pedro Gomes 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qual é o valor dado pelos professores e pelas professoras para o uso do documentário na sala de aula? Que facilidades e dificuldades existem para o seu uso? Quais são as possibilidades para o seu uso no contexto da aprendizagem colaborativa crítica? Com base nessas perguntas, realizamos uma pesquisa com professores no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. O nosso laboratório foi um curso de extensão voltado para 11 profissionais da educação básica apoiado numa pesquisa qualitativa de estudo de caso. Por meio das dados e informações oferecidas pelos participantes e de um arcabouço teórico sobre os paradigmas emergentes da educação, elaboramos um dispositivo pedagógico para inspirar professores e professoras para o uso do documentário na sala de aula dentro do contexto da aprendizagem colaborativa crítica. O nosso referencial teórico envolveu reflexões a partir do conceito de aprendizagem colaborativa de Marilda Behrens, a perspectiva crítica de educação de Paulo Freire e Henry Giroux e a concepção sobre o cinema na escola de Marcos Napolitano. Nosso desafio foi, a partir das respostas dos professores e professoras, elaborar uma proposta pedagógica na qual o documentário é usado como um detonador pedagógico para a construção de uma teia de conhecimento, para o letramento midiático e, consequentemente, para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa crítica. Portanto, este dispositivo pedagógico é fruto do diálogo estabelecido com um grupo de professores e professoras atuantes na educação básica, buscando-se resolver as dificuldades e aproveitando-se das possibilidades de uso mencionadas por eles. Esperamos que o dispositivo não seja encarado como uma receita ou guia, mas sim para um objeto pedagógico para inspirar novas práticas docentes | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 48.543 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento midiático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem progressista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino pela pesquisa | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DO DOCUMENTÁRIO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Pedro Gomes 2019.pdf | Produto Educacional | 48,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/567704/2/Produto Pedro Gomes 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons