Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Evaneyde dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-09T19:23:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-09T19:23:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo Imagem e Interação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sobretudo no Ensino Médio, ainda é um desafio, o qual é oriundo não só das próprias necessidades cognitivas e especificidades do transtorno, mas também pela falta de entendimento da comunidade escolar acerca do assunto. O presente jogo foi fruto de uma pesquisa sobre a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do segundo ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Sergipe, tendo como foco os aspectos da linguagem e interação – fatores deficitários no aluno do referido estudo, bem como nas demais pessoas com tal transtorno, independentemente do grau de comprometimento cognitivo. A pesquisa teve como objetivo precípuo a elaboração de um material didático-pedagógico como produto da percepção do desenvolvimento do aluno em seu contexto escolar e de suas necessidades de aprendizagem. Desta forma, a construção e aplicação do jogo intitulado Imagem e Interação usou como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky e evidenciou a temática da inclusão educacional a partir da efetivação de práticas pedagógicas interacionistas. O caminho metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como análise documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados da pesquisa foram analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin, os quais indicaram que o processo de inclusão educacional do aluno do caso perpassaram pela aceitação do outro enquanto sujeito de conhecimento e com expressões comunicativas próprias e, principalmente, por práticas pedagógicas e posturas focadas na aprendizagem, cooperação e interação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo imagem e interação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/567643/2/JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons