Jogo imagem e interação

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Evaneyde dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-09T19:23:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-09T19:23:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
identificador: dc.identifier.otherJogo Imagem e Interaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567643-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sobretudo no Ensino Médio, ainda é um desafio, o qual é oriundo não só das próprias necessidades cognitivas e especificidades do transtorno, mas também pela falta de entendimento da comunidade escolar acerca do assunto. O presente jogo foi fruto de uma pesquisa sobre a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do segundo ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Sergipe, tendo como foco os aspectos da linguagem e interação – fatores deficitários no aluno do referido estudo, bem como nas demais pessoas com tal transtorno, independentemente do grau de comprometimento cognitivo. A pesquisa teve como objetivo precípuo a elaboração de um material didático-pedagógico como produto da percepção do desenvolvimento do aluno em seu contexto escolar e de suas necessidades de aprendizagem. Desta forma, a construção e aplicação do jogo intitulado Imagem e Interação usou como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky e evidenciou a temática da inclusão educacional a partir da efetivação de práticas pedagógicas interacionistas. O caminho metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como análise documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados da pesquisa foram analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin, os quais indicaram que o processo de inclusão educacional do aluno do caso perpassaram pela aceitação do outro enquanto sujeito de conhecimento e com expressões comunicativas próprias e, principalmente, por práticas pedagógicas e posturas focadas na aprendizagem, cooperação e interação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleJogo imagem e interaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFSpt_BR
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