Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-08T20:37:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-08T20:37:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | LETRAMENTO ESTATÍSTICO: Gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisas em variadas áreas da Educação têm mostrado a possibilidade de uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos para auxiliar alunos e professores no processo de ensino e de aprendizagem, nessa pesquisa enfoca-se a possibilidade de desenvolver uma metodologia de ensino par o objeto média aritmética, com uso do gênero textual História em Quadrinhos. Assim, tem-se a seguinte questão: “É possível utilizar o gênero textual Histórias em Quadrinhos no ensino da Estatística, para auxiliar no desenvolvimento do Letramento Estatístico em relação ao objeto Média Aritmética?”. Para o alcance deste fim, assumimos que o ensino se desenvolve através de um processo. Desta forma, apresenta-se uma proposta abordando três momentos distintos de ensino que se denomina “Dimensões” e que compõem um produto de pesquisa. As três dimensões se fundamentam nas pesquisas de Carmen Batanero, Celso Ribeiro Campos, James Watson, Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro, dentre outros. Para a concepção do letramento estatístico, utiliza-se o modelo de letramento disposto por Gal, abordando elementos de conhecimento e disposição, tidos como necessários, para que uma pessoa adulta seja considerada letrada estatisticamente em meio a uma sociedade tecnológica. A abordagem de dessa pesquisa foi de cunho qualitativo, e, se configura como uma proposta de ensino a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. As reflexões deste estudo sinalizam para a possibilidade do ensino de Média Aritmética, por meio do gênero textual HQ, possibilitando o desenvolvimento do pensamento e do letramento estatísticos dos alunos e favorecendo o hábito da leitura e da escrita, elementos essenciais para o surgimento das habilidades de criatividade, criticidade e reflexão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.73 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Média Aritmética | pt_BR |
Título: dc.title | O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: O gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não se aplica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO FINAL .pdf | Produto da Pesquisa | 4.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/567504/2/PRODUTO FINAL .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons