O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: O gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-08T20:37:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-08T20:37:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-08-
identificador: dc.identifier.otherLETRAMENTO ESTATÍSTICO: Gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567504-
Resumo: dc.description.abstractPesquisas em variadas áreas da Educação têm mostrado a possibilidade de uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos para auxiliar alunos e professores no processo de ensino e de aprendizagem, nessa pesquisa enfoca-se a possibilidade de desenvolver uma metodologia de ensino par o objeto média aritmética, com uso do gênero textual História em Quadrinhos. Assim, tem-se a seguinte questão: “É possível utilizar o gênero textual Histórias em Quadrinhos no ensino da Estatística, para auxiliar no desenvolvimento do Letramento Estatístico em relação ao objeto Média Aritmética?”. Para o alcance deste fim, assumimos que o ensino se desenvolve através de um processo. Desta forma, apresenta-se uma proposta abordando três momentos distintos de ensino que se denomina “Dimensões” e que compõem um produto de pesquisa. As três dimensões se fundamentam nas pesquisas de Carmen Batanero, Celso Ribeiro Campos, James Watson, Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro, dentre outros. Para a concepção do letramento estatístico, utiliza-se o modelo de letramento disposto por Gal, abordando elementos de conhecimento e disposição, tidos como necessários, para que uma pessoa adulta seja considerada letrada estatisticamente em meio a uma sociedade tecnológica. A abordagem de dessa pesquisa foi de cunho qualitativo, e, se configura como uma proposta de ensino a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. As reflexões deste estudo sinalizam para a possibilidade do ensino de Média Aritmética, por meio do gênero textual HQ, possibilitando o desenvolvimento do pensamento e do letramento estatísticos dos alunos e favorecendo o hábito da leitura e da escrita, elementos essenciais para o surgimento das habilidades de criatividade, criticidade e reflexão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.73 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMédia Aritméticapt_BR
Título: dc.titleO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: O gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritméticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Parápt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNão se aplicapt_BR
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